Saiba tudo sobre a novela Império, da Globo – Cenografia

Por - 17/07/14 às 15:59

Divulgação/TV Globo

A cenografia da novela é naturalista, buscando a veracidade dos ambientes. A cenógrafa Anne Bourgeois adianta que José Alfredo (Alexandre Nero), Maria Marta (Lilia Cabral) e seus três filhos moram numa enorme cobertura.

"Todos os ambientes são minimalistas, com tons frios e impessoais. As cores são sóbrias, como branco, preto e cinza", diz a cenógrafa.

Os cenários têm o perfil da personalidade de José Alfredo, já que Maria Marta, na verdade, não mora nesta casa, e sim em uma mansão em Petrópolis, na região serrana. Por conta disso, o casal tem uma particularidade neste apartamento: cada um tem o seu dormitório, que são interligados por um corredor interno. Já a mansão de Petrópolis, onde Maria Marta vive o seu "exílio", as cores são mais vivas e a casa conta com um toque mais pessoal e feminino.

Como de costume em novelas do autor Aguinaldo Silva, Império conta também com uma cozinha de destaque na trama. É o cenário do personagem Vicente (Rafael Cardoso), chef do restaurante de Enrico Bolgari (Joaquim Lopes), filho de Claudio Bolgari (José Mayer). É uma cozinha extremamente moderna, industrial e funcional, com toda a estrutura necessária para um restaurante que conta com um fluxo intenso de clientes. E todos os itens deste cenário funcionam de verdade.

O salão de Xana Summer (Aílton Graça), localizado em Santa Teresa, também recebeu toques especiais. É um espaço bem regional, típico de bairro. No meio do ambiente, há uma conversadeira, uma espécie de mesa redonda, onde as manicures vão fazer as unhas das clientes de forma integrada.

Ao todo, Império conta com cerca de 70 ambientes. A cidade cenográfica tem em torno de 20 prédios e duas frentes de cenários: Santa Teresa e Camelódromo.

Como o protagonista da história é dono de uma rede de joalherias, a produção de arte da novela pesquisou muito sobre joias. Foram dois meses de estudo. Além da visita a diversas lojas renomadas, os produtores entraram em contato com designers de joias do Rio de Janeiro. Já as peças usadas no dia a dia pelos personagens, ficaram a cargo da figurinista Helena Gastal. O trabalho, entretanto, foi feito em parceria entre as duas áreas para que respeitasse uma unidade de estilo.

Para o acervo da joalheria foram feitas mais de duzentas réplicas. A ideia é ter sempre duas linhas básicas: uma que compreende as coleções especiais e outra com as peças tradicionais. Na trama, a responsável pela criação das mercadorias é Maria Clara (Andreia Horta), a filha predileta de José Alfredo (Alexandre Nero). A atriz fez um workshop com designers para entender os detalhes da profissão, além de dois cursos: um de desenho e outro para aprender a mexer em uma ferramenta digital muito usada por quem trabalha com este universo.

Uma das primeiras coleções da personagem na história é inspirada em cores do Brasil, com peças que utilizam pedras brasileiras.

---