Saiba tudo sobre a novela Justiça, da Globo – Figurino
Por Redação - 16/08/16 às 15:36
Caracterizados com roupas que traduzem o espírito de Recife, das ruas, das pessoas que circulam pelo centro da cidade, os atores passaram por um processo de desconstrução. A encomenda foi de Villamarim, que pediu para deixar fora do set qualquer artifício que afastasse os personagens da realidade. Por isso, a equipe trabalhou com o mínimo de maquiagem e um figurino sem glamour. Nem mesmo as unhas as atrizes foram pintadas, à exceção das que trabalham no Snack Night Club.
Lu Moraes, a responsável pela caracterização dos atores, conta que antes de propor qualquer caminho, fez um levantamento para evitar que seus personagens se assemelhassem com antigos trabalhos dos atores envolvidos. Foi assim que nasceu a ideia de clarear os cabelos de Julia Dalavia e Vladimir Brichta, por exemplo. Lu abraçou o desafio proposto por Villamarim e passou a olhar para o elenco buscando o que é simples.
“Aqui não há brilho, tampouco cabelos com cara de festa, tem gente com olheiras por noites mal dormidas. A história é fictícia, mas o que se sente ao conhecer os personagens é crível, humano, visceral”, esclarece Lu Moraes.
Outro desafio da caracterização foi transitar entre os anos de 2009 e em 2016. Como a gravação das cenas não segue uma ordem cronológica, a equipe precisou usar artifícios para deixar os personagens ora mais jovens, ora mais velhos – apesar da pequena passagem de tempo. Cauã Reymond ganhou mais fios brancos e óculos para aparentar mais idade. Luisa Arraes usou uma franja nas sequências em que mostram a sua adolescência. Além disso, uma questão crucial é que sobreviver em uma prisão por anos tira o frescor de qualquer pessoa. Adriana Esteves, por exemplo, ao aparecer nas cenas atuais, relevará uma pele maltratada pelo tempo, pela tristeza. Manchas foram aplicadas em seu rosto.
Muita coisa foi comprada em Recife, especialmente o figurino do núcleo de Fátima (Adriana Esteves). O que se buscou no comércio de lá foram peças que se assemelhassem com o tipo de estampa e material usado na região. Cao Albuquerque e Natália Duran assinam o figurino.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.