Saiba tudo sobre Aquele Beijo, da Globo – Produção

Por - 13/10/11 às 15:17

Divulgação/TV Globo

‘Aquele Beijo’ em viagem: Paris, Paraíba e Cartagena

‘Aquele Beijo’ viajou por lugares diferentes para contar historias de três núcleos distintos. A novela gravou em Paris, na França, em Cartagena, na Colômbia e em João Pessoa e Cabaçeiras, na Paraíba.

Na França, as cenas foram com a atriz Zezeh Barbosa e demandou uma equipe de 15 pessoas. Ela será Deusa, uma mulher que foi para Europa há 20 anos e deixou para trás a filha Grace Kelly (Leilah Moreno). Na capital francesa, as cenas foram feitas em importantes pontos turísticos da cidade, como: Cemitério do Père Lachaise, Faubourg Saint-Honoré, Place Vendôme, Torre Eiffel, Montmartre, Montparnasse, Arco do Triunfo, Champs Élysées e em um castelo nos arredores da Cidade Luz.

Já a Paraíba foi o cenário para contar a trama de Damiana (Bia Nunnes) e Felizardo (Diogo Vilela). Ele, depois de muitos anos sem ver a irmã, volta à sua terra natal pra buscá-la e dar-lhe uma vida de princesa. O que ele não sabe é que Damiana não é a sua irmã de verdade. As cenas gravadas na capital João Pessoa e na cidade de Cabaçeiras, foram dirigidas por Leandro Neri e contaram com uma equipe de 100 pessoas, além dos atores Diogo Vilela e Bia Nunnes.

Durante duas semanas, uma equipe de 70 pessoas esteve em Cartagena, na Colômbia, para gravar as primeiras cenas de ‘Aquele Beijo’. O calor e o alto astral da cidade marcaram a estadia no balneário.

A diretora-geral Cininha ainda contou com o apoio da produtora do ator Manolo Cardono, que será Juan, com quem Lucena (Grazi Massafera) se casará. “Não encontramos obstáculos nos dias em que passamos em Cartagena. Foi tudo perfeito. É tudo colorido, alegre e seguro”, conta.

Do Brasil, foram levadas cerca de uma tonelada e meia de material entre áudio, vídeo, figurino e arte. As Muralhas, a baía de Cartagena, a Plaza Del Relojo, Iglesia San Pedro, Palacio de La Inquisicion, as ruas do centro histórico, o Clube Havana e Iglesia San Isidro foram alguns pontos turísticos que, durante 16 dias de gravações, serviram de locação para os atores Grazi Massafera, Giovanna Antonelli, Ricardo Pereira e o ator colombiano Manolo Cardona.

Preparação de elenco

Sérgio Penna, preparador de elenco, foi convidado por Cininha de Paula para inovar o trabalho de pré-gravação de ‘Aquele Beijo’. Durante um mês, foi feito um estudo in loco, para que os atores vivenciassem novas situações e realidades. O elenco da novela realizou um trabalho de integração e composição do personagem. “Foi um laboratório vivencial, não só uma busca de informações”, diz Cininha.

Locais que pudessem servir como referências aos cenários de ‘Aquele Beijo’ foram incorporados no dia a dia de alguns atores, como: uma comunidade carente, um orfanato, um restaurante português e lojas de moda. E o trabalho de Sérgio Penna foi fazer com que o ator vivesse aquela vida, aquela realidade. Para o protagonista Ricardo Pereira, que interpreta o promotor Vicente, foi uma experiência muito enriquecedora. “Assisti a várias audiências para conhecer de perto o trabalho de um procurador público, fomos a uma comunidade onde vi de perto a realidade de quem mora por lá, passei dois dias em um orfanato e ainda trabalhei em uma adega portuguesa. Lá, conheci um rapaz que leva uma vida bem parecida com meu personagem: ele é estudioso e ainda ajuda os pais a comandar o restaurante.”, conta o ator.

Outra atriz que aprendeu muito com a preparação foi Mary Sheyla, a costureira Marisol, que trabalhará na confecção Shunel. “Fiquei atenta a tudo, é uma realidade bem diferente. Conheci costureiras de uma loja pequena e até me aventurei na máquina. Não posso dizer que costuro, mas essa vivência me deu a oportunidade de aprender a fazer, pelo menos, uma bainha. Hoje, me viro bem melhor com uma máquina de costuras”, revela a atriz.

Apesar de já ter sido aluna de Sérgio Penna em diversos cursos, Leilah Moreno diz que a preparação de elenco para ‘Aquele Beijo’ foi fundamental para dar vida à sua personagem. “Vivemos de verdade, o dia a dia dessas pessoas que inspiram nossos personagens. Ver o comportamento das mulheres da comunidade foi muito bom pra mim. Mas o que mais me marcou foi o trabalho no orfanato. Cuidei das crianças e entendi a carências que eles sentem. Foi enriquecedor para o meu trabalho e para a minha vida. Emocionei-me em vários momentos”, desabafa.

Cenografia

Uma comunidade, uma mega loja de luxo, um pequeno bairro, um casarão abandonado e mais 25 cenários em estúdio foram construídos para ambientar ‘Aquele Beijo’. Sob o comando dos cenógrafos Keller Veiga, João Cardoso Filho, Marcelo Carneiro e mais uma equipe de 12 assistentes, o espaço que abriga as duas cidades cenográficas – dividida entre a loja de luxo Comprare e as regiões fictícias Vila Caiada, Covil do Bagre e o Lar da Mão Aberta – ocupa, aproximadamente, uma área total de 8800 m2.

A Comprare

Construída em um espaço de 400 m2, a loja do casal Maruschka (Marília Pêra) e Alberto (Herson Capri), possui dois andares que comportam sete lojas de luxo. O ambiente, idealizado para transmitir riqueza e ser o sonho de consumo de clientes poderosas, conta ainda com um bar e uma área de exposições, na qual foi projetada uma parede com uma estrutura de iluminação especial para exibir trabalhos reais de artistas plásticos, pintores e estilistas.

A fachada da loja é no estilo neo-clássico. “Percebemos que essa é uma característica arquitetônica das lojas desse segmento”, conta Keller Veiga. Para a parte interna, no entanto, o cenógrafo optou por misturar esse estilo à modernidade, que pode ser conferido através de elementos em ferro, alumínio e vidros, criando uma atmosfera mais contemporânea, através de esculturas e algumas interferências de decoração.

Tanto que, no centro da Comprare, o “cliente” logo se depara com uma claraboia e um lustre com oito metros de diâmetro, feito com seis mil contas de cristais e uma estrutura de ferro. Ao redor do bar, há um chão de vidro com iluminação interna onde, eventualmente, serão feitos desfiles de moda. Uma estrutura metálica também foi construída como um espaço multiuso para possíveis apresentações e shows. Na parede, que vai do térreo ao segundo andar da loja, uma pintura na madeira dá a aparência de uma chapa de ferro enferrujada. Para imprimir ainda mais o clima de luxo e modernidade, Keller criou grandes rosas metálicas em tela que cobrem um pilar iluminado, deixando o ambiente ainda mais suntuoso.

No segundo andar, uma parede ganhou um painel fixo do artista gráfico Menotti, que tem como característica principal a textura em seus trabalhos. Em toda a Comprare, houve uma preocupação com a iluminação cênica e arquitetônica, para que cada detalhe fosse evidenciado.

A Vila Caiada e o Covil do Bagre

Para criar a Vila Caiada, a equipe de cenografia foi buscar inspiração nas construções mais antigas do Catete, bairro do Rio de Janeiro. Composta por uma pequena vila de casas e um único e pequeno edifício, logo na entrada, Portugal dá o tom com a tasca Sonho D´Aveiro, comandada por Amália (Marina Mota) e Brittes (Maria Vieira). A fachada de um casarão colonial foi toda feita com azulejos tradicionais do país e a calçada foi reproduzida como as existentes em Aveiro, em Portugal. No salão do restaurante, painéis com fotografias e objetos decorativos lusitanos ambientam o espaço. “Fizemos uma grande pesquisa para buscar imagens e uma decoração típica de Aveiro”, conta Marcelo Carneiro, que também esteve em Portugal registrando detalhes da cidade que pudessem ser reproduzidos por aqui.

Ao redor da pequena praça, foram construídas a casa de Felizardo (Diogo Vilela) e Locanda (Stella Miranda) e a confecção do casal, Shunel; a casa de Bob (Sandro Christopher), Íntima (Elizangela) e Belezinha (Bruna Marquezine); o prédio onde moram Camila (Fernanda Souza), Ricardo (Frederico Reuter), Valério (José D´Artagnan) e Orlandinho (Daniel Torres); a casa de mãe Iara (Cláudia Jimenez) e Joselito (Bruno Garcia) e a casa de Olavo (Ernani Moraes), Marieta (Renata Celidônio) e sua Van Premiere.

Locanda e Felizardo são reconhecidos como o “casal rico” da Vila Caiada. E como gostam de ostentar, a casa segue o padrão dos dois. “É uma construção de sobrado transformado em ‘casa chique’. Eles não têm muita noção do que é bacana em decoração e acabam exagerando”, diz João Cardoso Filho.

No vizinho, o ídolo de Bob Falcão (Sandro Christopher) é logo saudado na entrada: uma pequena árvore foi plantada no canteiro cercado, com a placa “Love Me Tender”, semelhante à existente em Memphis, Estados Unidos, na casa de Elvis Presley.

Na fachada da casa de mãe Iara (Cláudia Jimenez) é visível a obra feita na parede depois do acidente de ônibus que vitimou a mãe da vidente.  A equipe de cenografia deixou, propositalmente, o cimento aparente, sem pintura, evidenciando que ali houve um grande reparo na parede.  

Ao lado da Vila Caiada, está o Covil do Bagre, onde a cenografia criou uma pequena comunidade carente. Logo na entrada, camelôs e barracas que vendem de tudo. O comércio formal do local, que é típico dessas áreas também está presente – um botequim, uma loja com artesanato nordestino, uma vendinha, uma casa de sucos, um açougue, uma loja de material de construção, outra de moda atacado e varejo, uma oficina mecânica, uma lan house e o salão New Roberta´s, de Ana Girafa (Luis Salém). Este, inclusive, é um dos poucos que tem cenário interno, com uma decoração bem carregada com produtos de beleza, objetos decorativos inusitados e um toque de elementos da cultura afro. Pelas paredes imagens e esculturas africanas, cortinas coloridas e adornos com rolinhos de cabelo dão um ar divertido ao salão.

Para finalizar, o Lar da Mão Aberta foi erguido tendo como referências casarões antigos e abandonados. “Baseei-me em construções brasileiras e no livro do fotógrafo Robert Polidori”, conta Keller Veiga. Esse, segundo o cenógrafo, foi o projeto mais trabalhoso. “Fizemos uma construção seguida de desconstrução, para dar ao Lar uma verdadeira aparência de abandono”. Para isso, foi feita uma pintura de arte envelhecida, vitrais quebrados e, na entrada, um afresco desgastado. O Lar tem dois andares, um sótão e um porão. Em estúdio, serão reproduzidos o refeitório, o escritório e o quarto de Otília (Patrícia Bueno) e Olga (Maria Zilda Bethlem), o quarto das crianças e o porão.

Produção de Arte

‘Aquele Beijo’ é uma novela que vai mostrar um trabalho minucioso de produção de arte, comandada por Moa Batsow. A começar pela mega loja Comprare, montada na cidade cenográfica da Central Globo de Produção. Para dar vida à multimarcas de Maruschka (Marília Pêra), Moa e a consultora de moda Betty Prado desenvolveram uma linha de produtos e móveis. A logomarca, que remete a uma colmeia, também foi pensada com cuidado para transmitir o glamour da marca, com o slogan “Bee Fashion”. “Pensamos nas abelhas, que buscam pólen em diversas flores para produzirem o mel com o que há de mais puro e melhor. Assim será a Comprare: uma multimarcas com o melhor da moda”, explica Moa.

Na galeria de arte, que está inserida na loja, ficção e realidade se encontrarão através de trabalhos que serão exibidos a cada dois meses. Para a estreia, vestidos do estilista Jum Nakao serão expostos como obras de arte. Além dele, outros artistas ligados à moda terão a oportunidade de mostrar suas criações.

Ainda seguindo o conceito de “conteúdo real”, a consultora Betty Prado desenvolveu um novo sistema para a prova de roupas dentro da Comprare. “Não teremos provadores comuns. Será feito através de um espelho, com toque sensorial, e a cliente da loja escolhe o produto, a cor, o tamanho e já se vê vestida”, explica Betty.

Esse mesmo espírito de arte e luxo poderá ser visto no cenário da casa de Maruschka (Marília Pêra), para onde a produção de arte buscou fotografias, objetos de decoração e telas de artistas renomados como a da pintora brasileira Cristina Canale.

Para o apartamento de Cláudia (Giovanna Antonelli), a equipe de produção de arte reservou um clima bem intimista, colorido, com peças clássicas como uma cadeira de madeira anos 60 e elementos de design modernos como a tela dos gêmeos grafiteiros Otávio e Gustavo Pandolfo.

O humor de Falabella aparece, também, nos detalhes da casa de Mãe Iara (Cláudia Jimenez). Para fazer o altar na sala onde ela atende seus clientes, a produção de arte usou imagens e referências de várias culturas, inclusive a mexicana, já que a personagem terá uma forte ligação com o país.

Portugal também estará em ‘Aquele Beijo’. O restaurante Sonho d´Aveiro, ambientado na Vila Caiada, vai trazer um pouco da culinária e costumes da região de Aveiro, também conhecida como “a Veneza de Portugal”. Para isso, foram desenvolvidos cardápio de comidinhas e doces, além de muitos detalhes decorativos inspirados na cultura portuguesa, como o centro de mesa em formato de barcos típicos de Aveiro e caixas com doces. “Reproduzimos um barril pequeno, decorativo, onde se guardam ovos moles, que estarão à venda no Sonho D´Aveiro”, explica Moa.

Para o núcleo de Olavo (Ernani Moraes) e Marieta (Renata Celidônio), a produção de arte teve uma dupla missão: na casa do casal, muitos potes com doces foram espalhados, pois eles comem muito, o dia todo, e em frente à televisão. Além disso, muitos produtos comprados na internet estão dispostos por lá. “São coisas sem utilidade mesmo. Eles são impulsivos, compram mesmo, sem limites”, explica Moa. Mas o casal também trabalha levando senhoras para shows e teatros pela cidade. Para isso, foi criada a Van Premier: o carro foi totalmente adaptado, com forro de veludo vermelho nas poltronas, cortinas nas janelas e uma bancada com panfletos de peças e biscoitos para serem servidos às clientes. “A van passou, ainda, por uma reforma mecânica e de lataria, ganhando um adesivo com o nome Van Premier na lateral”, explica o produtor de arte.

Para o Lar da Mão Aberta, a produção de arte teve um olhar bem cuidadoso para evidenciar através de brinquedos e utensílios que a casa passa por necessidades. “Para isso, teremos objetos bem usados, velhos, alguns até quebrados. Cada criança terá, também, o seu conjunto de prato e caneca, bem simples, disposto perto da cama”, diz Moa.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.