Salve-se Quem Puder: seis curiosidades sobre a novela
Por Redação - 26/01/20 às 08:00
*O furacão em Cancún vai mostrar para o público um pouco sobre um fenômeno natural raro no Brasil. A produção dos efeitos – visuais e especiais – do furacão, que marca o início da trama e ajuda a provocar uma reviravolta na trajetória das protagonistas começou há quase um ano com o trabalho minucioso de cerca de 60 profissionais.
*Com a utilização da fotogrametria aérea, a equipe de efeitos visuais escaneou uma área de 154 hectares em Cancún e registrou 10 mil imagens durante quatro dias para a reprodução da cidade em 3D nos Estúdios Globo. A gravação de parte da passagem do furacão foi realizada durante cinco dias, em uma área de 450 metros quadrados, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, incluindo uma piscina de ondas artificiais e outros sets com restaurante, posto de gasolina e ruas, que foram construídos e modificados pós furacão.
*Foi utilizada uma piscina de ondas de um parque aquático desativado no Rio de Janeiro para gravar grande parte da sequência em que os personagens precisam enfrentar correnteza, chuva e ventania para se protegerem. Além do elenco, direção, câmeras e toda a equipe trabalharam dentro da água em seis dias de gravações noturnas. Todos protegidos com roupas apropriadas de neoprene e de mergulho. Inclusive o elenco, que estava protegido sob o figurino.
*Para os trabalhos in loco, a equipe embarcou para Cancún, em outubro. Foram cinco dias de gravações das sequências pré-chegada do furacão, incluindo externas em Isla Blanca e em diversas praias da região, além do centro da cidade. Um resort na área hoteleira cercado pelo mar e pela Lagoa Nichupté também foi usado como locação. Os atores Deborah Secco, Juliana Paiva, Rafael Cardoso, Guilhermina Guinle, José Condessa, Bruno Ferrari, Nina Frosi e João Baldasserini gravaram no México.
*Daniel Ortiz, autor da novela, morou no México nos anos 2000,época em que houve muitos furacões. A situação despertou seu interesse de conhecer mais sobre esse fenômeno natural, que la é muito comum, mas do qual quase não se fala aqui no Brasil.
*A ideia de abordar o Programa de Proteção à Testemunha surgiu na época em Ortiz escreveu Alto Astral. Naquela novela, a personagem da Monica Iozzi era rica e, para receber a herança do tio, tinha de provar que merecia o dinheiro. Ela teve que viver como pobre, mudou de cidade e adotou outra identidade. Na época, pensou: ‘isso aqui daria uma novela!’. Veio a ideia também do Programa de Proteção às Testemunhas, que é muito abordado em alguns filmes americanos, mas que, no Brasil, ainda não havia sido usado dessa maneira em novela.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.