Sandy é incentivada pelo namorado para cantar Villa-Lobos

Por - 09/10/05 às 18:01

Cláudio Andrade

Há aproximadamente um mês, Sandy tremeu nas bases diante de um convite que ela encarou como um desafio por admitir não ser a sua praia: participar do Projeto Aquárius, no espetáculo dedicado a Heitor Villa-Lobos.

Apesar de ser considerada uma das vozes mais afinadas do país, Sandy revela que não era familiarizada com o canto erudito. Por isso, até se apresentar de forma apoteótica para mais de 10 mil pessoas, na Praia de Copacabana, zona sul do Rio, na noite de sábado, dia 8, ela recorreu a um professor e recebeu toques do namorado, Lucas, integrante da Família Lima.

“Lucas não pôde vir ao show, mas me viu cantando nos ensaios que fiz em casa, lá em Campinas (SP). E me deu alguns toques, porque, diferente de mim, ele entende desse riscado. Cantei para o Lucas as músicas que apresentaria no Projeto Aquárius: Melodia Sentimental e Cair da Tarde, e fui aprovada. Mas antes, já tinha tido duas aulas com o professor Gava, de São Paulo, que também foi a Campinas me ensinar a cantar essas duas pérolas do repertório do Villa-Lobos”, conta, visivelmente emocionada depois de sua apresentação ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira do Rio de Janeiro, regida pelo maestro Lu´ss Gustavo Petri, do instrumentista Mauro Senise e do Coro Sinfônico do Rio de Janeiro e das Meninas Cantoras de Petrópolis.

Com seu jeitinho pra lá de meigo, Sandy contou que adora desafios e recebeu todo o incentivo dos pais, Xororó e Noeli, e do irmão Júnior Lima, com quem forma dupla.

“Quando a Ângela Azevedo, diretora do Projeto Aquárius, me convidou para cantar Villa-Lobos, eu pensei: será que dou conta? Conheço superficialmente alguns autores eruditos como Bach, Beethoven e Vivaldi, e confesso que não tenho hábito de ouvir esse tipo de música. Aceitei, porque adoro desafios e admiro demais as cantoras líricas. Gostei tanto, que quero, daqui para a frente, arrumar um tempinho para me dedicar ao estudo desse estilo musical. Minha preocupação durante as aulas foi fazer uma mistura da técnica operística com a popular, para as pessoas percebessem que não abandonei o meu estilo de cantar. Foi difícil, mas acho que deu tudo certo”.

Ao contrário do que se pode imaginar, Sandy não teve o famoso friozinho na barriga na hora em que subiu no gigantesco palco armado nas areias da mais famosa praia brasileira.

“Engraçado, fiquei mais nervosa no ensaio que fiz na véspera, na Sala Cecília Meirelles, porque estava cantando só para feras no assunto, que eram os artistas que participariam do espetáculo. Achei que eles deveriam estar pensando se eu cantaria direito ou não”, conta, com modéstia, enquanto é aplaudida, nos bastidores, por um grupo de coristas entoando as músicas de Villa-Lobos que Sandy, minutos antes, havia apresentado ao ar livre.   

Dupla continua firme e forte

Sandy esboça um sorriso, diante da previsível especulação de que se apresentar sozinha é um prenúncio da dupla Sandy e Júnior estar com os seus dias contados. E, antes de anunciar que os irmãos já estão trabalhando na preparação do novo CD da dupla, que será lançado em 2006, incluindo composições deles, conta a reação de Júnior, quando os dois se encontraram no camarim.

“Júnior falou que eu mandei bem. Isso é uma prova do quanto ele incentiva os meus projetos paralelos, como o que estou fazendo na área do jazz, e eu incentivo os dele. Esses processos só agregam, somam, para a carreira de Sandy e Júnior. Qualquer boato sobre a nossa separação, mais uma vez eu digo que é mentira”. 

Lucas e cunhadinha

Sobre seu namoro com Lucas Lima, a cantora garantiu que vai de vento em popa. Quanto ao fato de estar ganhando uma cunhadinha – a produtora de moda paulistana Júlia Faria –, Sandy foi suscinta.

"Eu não falo da vida pessoal do meu irmão”.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.