Sarah Fonseca, do ‘De Férias Com o Ex’, é vítima de racismo em Ipanema

Por - 08/03/22

Sarah FonsecaFoto: Reprodução/ Instagram @sarahfonseca

Ex-participante do reality show “De Férias Com O Ex”, exibido na MTV, Sarah Fonseca, de 28 anos, compartilhou em sua rede social um relato em que afirma ter sido vítima de racismo em uma padaria em Ipanema, bairro nobre na Zona Sul do Rio de Janeiro, na segunda-feira, 07 de março. A influenciadora digital, que acumula 669 mil seguidores no Instagram, contou em um vídeo que foi ao local falar com o namorado, que é alemão e estava com os pais. Contudo, após dizer a primeira frase, o segurança a abordou achando que ela estava pedindo dinheiro.

Leia +: Filho de Mussum é vítima de racismo e abre processo contra shopping

“Tem noção do que é isso? Que vergonha. Eu não consigo descrever a humilhação que senti sendo tratada assim na frente de todos que estavam lá, inclusive o meu namorado, a mãe e o marido. Foi tudo na frente deles! E olha que já fui cliente aqui, nunca mais piso nesse lugar”, contou ela.

Sarah, que é negra, detalhou o ocorrido: “Meu namorado, a mãe e o marido dela estavam sentados na mesa da padaria, na calçada. Atravessei a rua e fui na direção da mesa deles porque precisava pegar a chave do apartamento com o Valentin porque precisava ir para casa trabalhar. Assim que cheguei na mesa, mal consegui falar uma frase ‘I forgot the key with you’ (esqueci a chave com você), o funcionário da padaria apareceu do meu lado super rápido falando para eu sair como se eu tivesse ‘perturbando’ eles”, relatou a influencer, proprietária de uma marca de bijuterias.

Leia +: Jade Picon é acusada de racismo ao falar sobre continuidade de affair com Paulo André

“Eu fiquei em choque, me senti humilhada na frente de todos! Eu não consigo descrever a raiva que eu tô sentindo. Ele achou que eu estava fazendo o que? Por que eu deveria sair? Depois que eu me exaltei e gritei com ele, ele começou a dizer que eu estava enganada, que não era nada daquilo. Normal, né? Nunca é injúria racial. Deve ser coisa da nossa cabeça. Já estou em contato com advogada e já estou fazendo o BO. Isso não vai ficar assim!”, escreveu Sarah Fonseca.

Em nota, a padaria Baked afirmou que o segurança em questão não pertence ao quadro de funcionários da empresa e é contratado pela associação de lojistas da rua. A direção da padaria não explicou o que será feito, mas destacou que já entrou em contato com a organização para que medidas sejam tomadas o quanto antes.

“A Equipe Baked ficou ciente nas últimas horas que um episódio de discriminação ocorreu hoje em nossa loja, envolvendo prestador de serviços do bairro e uma de nossas clientes”, iniciou a nota.

Leia +: Piada racista em programa no Multishow gera multa à Globo

“Acreditamos que essa situação é extremamente grave, e estamos completamente indignados. Gostaríamos de esclarecer que o segurança em questão não é funcionário contratado da Baked, e sim um prestador de serviços para a rua, e de maneira nenhuma ele nos representa. Já entramos em contato com a associação de lojistas informando o ocorrido, para que sejam tomadas as medidas necessárias o quanto antes”, completou.

“Acima de tudo gostaríamos de prestar todo o nosso apoio a Sarah, e já entramos em contato com a mesma para que possamos a auxiliar em quaisquer medidas que sejam necessárias. Temos vídeos, testemunhas e funcionários à disposição para o que ela precisar. Lamentamos muito que um ato como esse possa ter acontecido, principalmente em nossa loja, e reiteramos que tal postura é totalmente contrária aos valores da empresa. A Baked repudia toda e qualquer discriminação”, finalizou a nota da padaria.

Sarah Fonseca já entrou em contato com uma advogada, que registrou o caso na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância. Um inquérito foi instaurado. 

QUEM É SARAH FONSECA

Empresária e influenciadora digital, Sarah Fonseca participou da quarta temporada do reality “De Férias Com o Ex”, em 2019, como ex de Gui Leonel. Ela esteve também no reality “Ilhados com Beats”, e, 2021, organizado e comandado por Anitta, em que trocou beijos com a atriz Gabi Lopes.

Desde os 12 anos, Sarah vende joias e assessórios que ela mesma monta. Aos 18, formalizou sua empresa, que vende seus produtos com a ajuda da divulgação de funkeiros cariocas. Os contatos comerciais lhe permitiram conhecer pessoas influentes, como Neymar, Gabriel Medina e o volante Arthur Melo.

Em seus conteúdos para a internet, Sarah fala da importância da representatividade negra e produz um programa sobre empreendedorismo para mulheres.

Leia +: ‘De Férias Com o Ex Caribe’ está quentíssimo!

Este não foi o primeiro episódio de racismo sofrido por Sarah: “Já passei por isso e sempre que tenho a oportunidade tento conscientizar as pessoas. Fui sacar meu FGTS e o funcionário desconfiou da minha carteira de trabalho porque não acreditava que eu, sendo negra, tinha tido um cargo de auditora financeira”, afirmou a empresária, formada em administração.

Sarah Fonseca e Gui Leonel, no ‘De Férias Com o Ex” – Foto: Divulgação/ MTV

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino