SBT e Fremantle apostam em reality show esportivo
Por Redação - 23/03/13 às 09:00
Celeiro de craques do futebol, o Brasil ganhou fama mundial por revelar novos talentos do esporte. De olho nesses possíveis grandes jogadores do futuro, o SBT, em parceria com a produtora inglesa FremantleMedia, lança, no próximo domingo, dia 24 de março, às 10h, o reality show Menino de Ouro.
"É um projeto que passa por todos os pilares que regem o SBT. É um programa de entretenimento, família e que tem um viés social. Além disso, tem tudo a ver com o momento do país, na expectativa de grandes eventos esportivos", analisa Glen Valente, diretor comercial da emissora.
Em 12 episódios, a competição vai mostrar os dramas e alegrias de 22 jovens com idades entre 12 e 15 anos, na disputa por uma vaga nas categorias de base de um grande time paulista: Corinthians, Palmeiras ou São Paulo.
"O formato foi feito exclusivamente para o Brasil. E, além de mostrar jogos e disputas, também foca no lado mais emocional e psicológico dos garotos", entrega Daniela Busoli, executiva da FremantleMedia.
Dividido em duas fases, o programa, primeiramente, mostrará o processo de seleção dos quase 13 mil jovens que se inscreveram pelo site da emissora. Os critérios de corte fizeram a produção chamar pouco mais de 600 participantes. A partir desse número, 40 boleiros foram escolhidos. E, ao longo dos episódios iniciais, apenas 22 conseguem ser firmar no reality e formar os dois times da competição. Sob o comando do diretor Pedro Ianhez, o elenco do programa aposta no nome de três ex-jogadores conhecidos do grande público. Na apresentação, Paulo Sérgio, atacante famoso por suas atuações em times como o Corinthians e o italiano Roma. Nos treinos, os jovens serão acompanhados por Edmilson, zagueiro com passagens pelo Lion, da França, e pelo espanhol Barcelona, e Zetti, goleiro que fez carreira no São Paulo.
"Se nossas escolhas vão revelar um grande jogador, só Deus sabe. Nossa missão vai além de mostrar ao público um craque. Queremos mesmo é formar um atleta que una talento, disciplina e determinação", acredita Edmilson.
A disciplina, inclusive, é um dos pontos mais importantes das avaliações. Caso algum participante apresente comportamento inadequado ou postura agressiva, a direção do programa já tem alguns nomes que possam entrar no programa com a temporada já em andamento.
"É um resguardo da produção. Pedimos ao Zetti e ao Edmilson escolherem um reserva para cada setor do campo", conta Pedro Ianhez.
Ao contrário da maioria dos programas que evocam realidade, Menino de Ouro não tem a participação do público em suas eliminações. Segundo o diretor, é o talento e não a personalidade dos jovens que está em xeque. Portanto, cabe aos coachs e ao apresentador da produção o consenso de quem fica ou sai da competição.
"São escolhas técnicas. Se for votação popular, o programa corre o risco de perder seu propósito", justifica Zetti.
Outra diferença do Menino de Ouro em relação ao formato tradicional dos realities é a permanência do eliminado no programa. Tudo para não desfalcar os times nos jogos. Segundo os técnicos, está sendo feito um trabalho psicológico com os garotos para que, eliminados ou não, eles sigam fortes e motivados na competição. Além do acompanhamento profissional e da troca de experiências com os ex-jogadores, os participantes também ganham um colírio para os olhos na figura voluptuosa de Karina Bacchi.
Experiente na área de reality shows – ela foi a grande vencedora de A Fazenda, da Record a loura vai fazer as reportagens direto do centro de treinamento onde acontecem as gravações, localizado em Santo André, ABC Paulista. Sem muita intimidade com o futebol, Karina aposta em seu carisma e sua vivência na tevê para criar certa identificação com os jovens.
"Eles estão muito interessados em como vive uma celebridade, em como dar uma entrevista de forma correta. Acho que isso é reflexo do cotidiano real de um jogador rico e famoso, tipo o Neymar", ressalta Karina.
Karina Bacchi fala do desafio de participar de um reality sobre futebol
Karina Bacchi vira chef de cozinha em badalado restaurante paulista
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.