Scarlett Johansson é criticada nas redes sociais por interpretar um homem trans
Por Redação - 12/07/18 às 15:15
Não é a primeira vez que a atriz Scarlett Johansson se envolve em uma polêmica com a escolha de seus personagens. Em 2017, a atriz foi escolhida para interpretar Major Motoko na adaptação de Ghost in the Shell. No mangá, a protagonista, assim como as outras pessoas da história, são japonesas. Na época, o Diretor Rupert Sanders foi duramente criticado pela escolha de Johansson para o papel, assim como a atriz, por ter aceitado interpretar a personagem.
Configurando desta forma, o chamado “whitewashing”, que é o nome dado para a prática de substituir e apagar outras etnias com pessoas caucasianas. Casos recentes no cinema como Roonie Mara fazendo uma índia em Peter Pan, Tilda Swinton como um monja tibetana em Doutor Estranho e Emma Stone como filha de asiáticos em Sob o Mesmo Céu terminaram com formais pedidos de desculpas das atrizes, inclusive com Mara declarando que “não quer mais estar do lado errado do debate”
Nos últimos dias, Johansson e o diretor Sanders foram novamente alvo de críticas, desta vez pela escolha da atriz para interpretar Dante “Tex” Gill, gangster e cafetão de salões de massagens ilegais no final dos anos 70, que era um homem trans, no filme Rub & Tug. Após o anúncio da escolha da atriz, se seguiu um verdadeiro levante nas redes sociais de mensagens contrárias a escalação de Johansson para o papel. Ativistas LGBTs demonstraram o desconforto da escolha. Até mesmo entre a classe de atores a noticia não “desceu bem”.
A ativista negra April Reign, que ficou conhecida por lançar a campanha #OscarsSoWhite, contra a discriminação racial no Oscar, resolveu levar adiante a polêmica, ao questionar a escolha em seu Twitter.
“Scarlett Johansson recebeu uma considerável reação negativa por ‘Ghost in the Shell’, quando interpretou uma personagem asiática embranquecida. O filme fracassou. Implacável, agora ela se uniu ao mesmo diretor para interpretar um personagem trans masculino em ‘Rub & Tug’''.
A atriz trans e ativista Jen Richards twitou:
“Quando o mundo deixar de nos ignorar/oprimir/assassinar, mulheres trans devem interpretar mulheres trans, homens trans devem interpretar homens trans, não binários devem interpretar não binários. Se o projeto precisa de uma ‘estrela’ para ser financiado, é sinal de que não é tão bom assim”, opinou Jen.
Trace Lysette, atriz trans e uma das estrelas do programa “Transparent”, comenta:
“Eu não ficaria tão triste se eu estivesse na mesma sala que Jennifer Lawrence e Scarlett por papéis cis, mas sabemos que não é o caso. Vocês não só nos interpretam e roubam nossa narrativa e oportunidades como se parabenizam e se oferecem prêmios e troféus por imitar o que nós vivemos… que distorção. Estou cansada disso, mas nós sabemos que isso não aconteceria. Uma bagunça”, disse se referindo a falta de espaço na indústria.
Já atriz transexual Jamie Clayton, da série “Sense8”, criticou a escolha e ainda falou sobre a falta de representatividade no cinema.
“Atrizes que são trans nunca chegam sequer a ser chamados para testes de qualquer coisa que não sejam papéis de personagens trans. Essa é a questão real. Nós sequer somos consideradas. Escale atores que são trans para viver personagens que não são trans. Eu desafio você a fazer isso, Rupert Sanders”, escreveu ao diretor do longa.
Johansson não fez nenhum comentário público sobre a polêmica, o site Bustle relata que os assessores de imprensa da atriz forneceram uma declaração em resposta:
“Diga a eles que eles podem ser direcionados aos representantes de Jeffrey Tambor, Jared Leto e Felicity Huffman para comentarem.”
Tambor, Leto e Huffman todos interpretaram com sucesso papéis de pessoas trans em, respectivamente o programa de TV Transparent, Dallas Buyers Club e Transamerica.
As filmagens de “Rub & Tug” terá início em fevereiro de 2019. O filme ainda não tem previsão de estreia.
Matéria original do site Empoderadxs, cedida gentilmente para OFuxico.
Oh word?? So you can continue to play us but we can’t play y’all? Hollywood is so fucked… I wouldn’t be as upset if I was getting in the same rooms as Jennifer Lawrence and Scarlett for cis roles, but we know that’s not the case. A mess. https://t.co/s8gBlBI1Sw
— Trace Lysette (@tracelysette) 4 de julho de 2018
Actors who are trans never even get to audition FOR ANYTHING OTHER THAN ROLES OF TRANS CHARACTERS. THATS THE REAL ISSUE. WE CANT EVEN GET IN THE ROOM. Cast actors WHO ARE TRANS as NON TRANS CHARACTERS. I DARE YOU #RupertSanders @NewRegency #ScarlettJohansson https://t.co/RkrW8MeGcG
— Jamie Clayton (@MsJamieClayton) 4 de julho de 2018
Scarlett Johansson is going to play a trans man — and just responded to criticism in the worst way https://t.co/DEUpXLiGWI pic.twitter.com/yQyah7VVIq
— Mic (@mic) 3 de julho de 2018
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.