Justiça de São Paulo abre processo contra Ana Paula Minerato
Por Luigi Civalli - 26/11/24 às 10:51
Ana Paula Minerato está sendo investigada após a circulação de um áudio nas redes sociais, no qual teria feito comentários de cunho racista. A Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania abriu um procedimento administrativo nesta segunda-feira (25) para apurar o caso, com base na Lei Estadual 14.187/2010.
Repercussão e medidas tomadas
Após a divulgação do áudio, a modelo enfrentou consequências imediatas. A Gaviões da Fiel, onde desfilava, anunciou seu desligamento de todas as atividades da escola. A rádio Band FM, que tinha Minerato como apresentadora desde 2018, também decidiu rescindir seu contrato.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
No áudio, Minerato supostamente faz comentários ofensivos sobre Ananda, integrante da banda Melanina Carioca. Entre as falas atribuídas a ela, estão expressões como: “Você gosta de mina com cabelo duro? Alguém ali o pai ou a mãe veio da África”.
Procedimento administrativo
A investigação será conduzida pela Ouvidoria da Coordenadoria de Políticas para a População Negra. Segundo a Secretaria da Justiça, as partes envolvidas serão notificadas, e Minerato terá o direito de apresentar defesa preliminar.
Ana Paula Minerato aparece em hospital após vazamento de áudios racistas
As penalidades previstas pela lei incluem advertência e multa, que pode variar entre R$ 17.680,00 e R$ 106.080,00.
Contradição com causas sociais
O caso também trouxe à tona contradições em relação às ações anteriores da modelo. Em 2022, Minerato desfilou pela Gaviões da Fiel com o enredo “Basta”, que abordava a desigualdade social e os impactos da escravidão no Brasil. A modelo usava uma fantasia com a palavra “Basta” em destaque.
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais