Secretário de Saúde oferece ajuda para Joãosinho Trinta

Por - 14/07/06 às 10:30

Joãosinho Trinta tem pelo menos um problema a menos, com sua internação. Sem plano de saúde e contando apenas com uma pequena aposentadoria, o empresário e amigo do carnavalesco já estava pensando em como arrecadar fundos para pagar o tratamento de Joãosinho, que está internado no Pró-Cardíaco, em Botafogo.

Segundo informações do Jornal Extra, no entanto, o diretor executivo do hospital, Francisco Eduardo Guimarães, já tranqüilizou o empresário.

“Em relação a quem vai pagar a conta, não importa. Primeiro, vamos resolver o problema médico. As coisas serão solucionadas de maneira que não prejudiquem o paciente”, disse ele. Além disso, o secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, já telefonou para a unidade, oferecendo ajuda.

Segundo o empresário do carnavalesco, Henrique Artur Souza, o tratamento de Joãosinho será custeado por amigos, com o auxílio da Prefeitura do Rio de Janeiro.

“Eu procurei o César Maia, que me colocou em contato com o secretário de saúde. Ele já ofereceu ajuda, e deve ajudar, em uma possível transferência. Mas, ninguém vai dar calote no Pró-Cardíaco. Ele foi muito bem atendido lá, teve um tratamento maravilhoso, mas não é uma casa de caridade. Eu também não vou passar o chapéu, para fazer o pagamento. Vou procurar amigos e pessoas que possam ajudar, mas sem fazer nenhum tipo de campanha”, explicou ele a OFuxico.

Henrique também não descartou a transferência para um hospital público, ou para o próprio Sarah Kubitscheck, em Brasília, onde ele já iniciou o tratamento, em 2004.

“Mas, qualquer coisa que aconteça, deverá ser daqui a uns quatro ou cinco dias, com a melhora do estado de saúde dele. Não podemos mexer em time que está ganhando”, completou.

O empresário disse ainda, que a família do carnavalesco está acompanhando a evolução do seu quadro.

“Eu sou amigo do João há 50 anos, e faço parte da família. Ele tem um irmão aqui no Rio, que já fez contato comigo, e está acompanhando tudo também. Mas, quem está tomando as decisões por ele, sou eu, neste momento”, finalizou.

Histórico do problema de saúde

O primeiro AVC que o carnavalesco sofreu foi em 1997, quando comandava o Carnaval da Unidos do Viradouro. Ele surpreendeu platéia e jurados ao aparecer na frente da escola de Niterói, que conquistou o título, com o braço direito parcialmente paralisado.

O carnavalesco sofreu um segundo Acidente Vascular Cerebral (AVC) no dia 27 de novembro de 2004, enquanto descansava no barracão da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, para a qual preparava o enredo Singrando Mares Bravios, que falava sobre a evolução da indústria naval. O segundo AVC não lhe deixou com seqüelas físicas.
Por conta de sua doença, quem terminou de desenvolver o enredo foi seu assistente Wanny Araújo. A Vila Isabel ficou em décimo lugar no desfile de 2005.

Dessa vez, os médicos acreditam que Joãosinho foi vítima das seqüelas do Acidente Vascular Cerebral (AVC), sofrido em novembro de 2004.

Joãosinho passou mal na noite de terça-feira, 11, enquanto conversava com um casal de amigos em um hotel carioca. Teve convulsões e foi levado para o Pró-Cardíaco onde voltou a ter mais duas convulsões. Os médicos optaram por fazer uma traqueostomia e sedar o carnavalesco que, até o momento, respira com auxílio de aparelhos.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.