Seis estrelas na briga pelo prêmio de melhor atriz

Por - 18/09/06 às 14:29

Fotomontagem

O júri especial do 8º Festival do Rio que escolhe a melhor atriz da mostra Première Brasil, na categoria ficção, terá um grande trabalho pela frente. Pelo menos seis estrelas brigam pelo prêmio, em pé de igualdade. São elas: Giulia Gam, Camila Pitanga, Vanessa Giácomo, Mel Lisboa, Maria Flor e Simone Spoladore.

O evento começa no dia 22 de setembro e termina no dia 5 de outubro quando serão conhecidos os vencedores nas seguintes categorias: melhor longa-metragem ficção; melhor longa-metragem documentário; melhor curta-metragem; melhor direção; melhor ator, melhor atriz; prêmio especial do júri; melhor longa voto popular e melhor curta voto popular.
A oitava edição do Festival do Rio vai exibir 300 filmes espalhados por cerca de 20 salas de cinema, praia e lonas culturais. O evento promove também seminários sobre a indústria cinematográfica e traz para a Cidade Maravilhosa convidados do cinema mundial.
Estrelas na disputa

Giulia Gam está em O passageiro – Segredos de Adulto, de Flávio R. Tambellini, que aborda um tema universal: a relação dos pais com os filhos, com suas frustrações e incompreensões de parte a parte. A história gira em torno do mundo ilusório e lírico de um adolescente que, confrontado com a morte do pai, se vê obrigado a entender o mundo adulto e as dificuldades da vida.

Camila Pitanga atua como Ceci, o grande amor de Noel Rosa, cuja vida inspira o filme Noel – Poeta da Vila, de Ricardo van Steen. Branco, de classe média, Noel Rosa prefere a amizade de negros, músicos, operárias e mulheres de vida fácil.  Suas composições mudaram o rumo da música popular. Com uma vida intensa, regada a  bebida e cigarros, morre jovem, vítima de tuberculose.

Vanessa Giácomo concorre por seu desempenho em Os 12 Trabalhos, de Ricardo Elias. O filme é uma releitura contemporânea do mito de Hércules, que traça um panorama da vida nas grandes cidades e ressalta o esforço e a luta de uma juventude sem muitas perspectivas.

Mel Lisboa vem de guerrilheira em Sonhos e Desejos, de Marcelo Santiago. Ela interpreta Clara, jovem que se apaixona pelo seu professor de literatura e, como ele, acaba se envolvendo na luta contra a ditadura militar.

Maria Flor interpreta uma estudante de arquitetura em Proibido Proibir, de Jorge Duran. Namorada de um estudante de sociologia, se apaixona por um futuro médico. Ela e os dois rapazes dividem o mesmo apartamento e acabam experimentando os conflitos morais e éticos que provoca um triangulo amoroso, ao mesmo tempo em que se confrontam com a violência da cidade.

Simone Spoladore encabeça o elenco de O Ano Em Que Meus Pais Sairam De Férias, de Cao Hamburger. É mais um filme ambientado nos chamados anos de chumbos como é conhecida a década de 70. O Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo, mas a maior preocupação na vida de Mauro, um garoto de 12 anos, tem pouco a ver com a ditadura militar que impera no País, seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma “estranha” e divertida comunidade – o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus, italianos, entre outras culturas.

Outros filmes concorrentes

Antonia – de Tata Amaral, com Negra Li, Leilah Moreno, Cindy, Quelynah, Thaide, Sandra de Sé e Thobias da Vai-Vai.
O céu de Suely – de Karim Aïouz, com Hermilla Guedes, João Miguel, Maria Menezes.

O cheiro do ralo – de Heitor Dhalia, com Selton Mello, Silvia Lourenço, Flavio Bauraqui, Alice Braga, Milhem Cortaz, Dionísio Neto.

1972 – de José Emílio Rondeau, com Dandara Guerra, Rafael Rocha, Bem Gil, Débora Lamm, Fábio Azevedo, Dudu Azevedo, Pierre Santos, Cláudio Gabriel, Louise Cardoso, Tony Tornado, Marcelo Faria, Lúcio Mauro Filho, Elizângela.
 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.