Seis estrelas na briga pelo prêmio de melhor atriz

Por - 18/09/06 às 14:29

Fotomontagem

O júri especial do 8º Festival do Rio que escolhe a melhor atriz da mostra Première Brasil, na categoria ficção, terá um grande trabalho pela frente. Pelo menos seis estrelas brigam pelo prêmio, em pé de igualdade. São elas: Giulia Gam, Camila Pitanga, Vanessa Giácomo, Mel Lisboa, Maria Flor e Simone Spoladore.

O evento começa no dia 22 de setembro e termina no dia 5 de outubro quando serão conhecidos os vencedores nas seguintes categorias: melhor longa-metragem ficção; melhor longa-metragem documentário; melhor curta-metragem; melhor direção; melhor ator, melhor atriz; prêmio especial do júri; melhor longa voto popular e melhor curta voto popular.
A oitava edição do Festival do Rio vai exibir 300 filmes espalhados por cerca de 20 salas de cinema, praia e lonas culturais. O evento promove também seminários sobre a indústria cinematográfica e traz para a Cidade Maravilhosa convidados do cinema mundial.
Estrelas na disputa

Giulia Gam está em O passageiro – Segredos de Adulto, de Flávio R. Tambellini, que aborda um tema universal: a relação dos pais com os filhos, com suas frustrações e incompreensões de parte a parte. A história gira em torno do mundo ilusório e lírico de um adolescente que, confrontado com a morte do pai, se vê obrigado a entender o mundo adulto e as dificuldades da vida.

Camila Pitanga atua como Ceci, o grande amor de Noel Rosa, cuja vida inspira o filme Noel – Poeta da Vila, de Ricardo van Steen. Branco, de classe média, Noel Rosa prefere a amizade de negros, músicos, operárias e mulheres de vida fácil.  Suas composições mudaram o rumo da música popular. Com uma vida intensa, regada a  bebida e cigarros, morre jovem, vítima de tuberculose.

Vanessa Giácomo concorre por seu desempenho em Os 12 Trabalhos, de Ricardo Elias. O filme é uma releitura contemporânea do mito de Hércules, que traça um panorama da vida nas grandes cidades e ressalta o esforço e a luta de uma juventude sem muitas perspectivas.

Mel Lisboa vem de guerrilheira em Sonhos e Desejos, de Marcelo Santiago. Ela interpreta Clara, jovem que se apaixona pelo seu professor de literatura e, como ele, acaba se envolvendo na luta contra a ditadura militar.

Maria Flor interpreta uma estudante de arquitetura em Proibido Proibir, de Jorge Duran. Namorada de um estudante de sociologia, se apaixona por um futuro médico. Ela e os dois rapazes dividem o mesmo apartamento e acabam experimentando os conflitos morais e éticos que provoca um triangulo amoroso, ao mesmo tempo em que se confrontam com a violência da cidade.

Simone Spoladore encabeça o elenco de O Ano Em Que Meus Pais Sairam De Férias, de Cao Hamburger. É mais um filme ambientado nos chamados anos de chumbos como é conhecida a década de 70. O Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo, mas a maior preocupação na vida de Mauro, um garoto de 12 anos, tem pouco a ver com a ditadura militar que impera no País, seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma “estranha” e divertida comunidade – o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus, italianos, entre outras culturas.

Outros filmes concorrentes

Antonia – de Tata Amaral, com Negra Li, Leilah Moreno, Cindy, Quelynah, Thaide, Sandra de Sé e Thobias da Vai-Vai.
O céu de Suely – de Karim Aïouz, com Hermilla Guedes, João Miguel, Maria Menezes.

O cheiro do ralo – de Heitor Dhalia, com Selton Mello, Silvia Lourenço, Flavio Bauraqui, Alice Braga, Milhem Cortaz, Dionísio Neto.

1972 – de José Emílio Rondeau, com Dandara Guerra, Rafael Rocha, Bem Gil, Débora Lamm, Fábio Azevedo, Dudu Azevedo, Pierre Santos, Cláudio Gabriel, Louise Cardoso, Tony Tornado, Marcelo Faria, Lúcio Mauro Filho, Elizângela.
 


×