Serena Williams esteve a ponto de morrer após o parto

Por - 21/02/18 às 12:00

Reprodução Instagram

Serena Williams escreveu um artigo para CNN Opinion, no qual ela detalhou as complicações que enfrentou depois de dar à luz sua filha, com o marido Alexis Ohanian.

A tenista relembrou que sofreu uma reviravolta em sua saúde, 24 horas depois do parto, e se sentiu perto da morte.

"Eu tive uma gravidez muito fácil, mas minha filha nasceu através de uma cesárea de emergência depois que sua freqüência cardíaca caiu drasticamente durante as contracções", explicou Serena.

"A cirurgia funcionou sem problemas. Antes que eu me desse conta, Olympia já estava em meus braços. Foi o sentimento mais incrível que já experimentei em minha vida. Mas o que aconteceu apenas 24 horas após o parto foram seis dias de incerteza", explica.

Serena lembrou como as complicações começaram após sofrer uma embolia pulmonar, que é uma condição em que uma ou mais artérias nos pulmões são bloqueadas por um coágulo sanguíneo, algo que ela já teve de tratar no passado.

"Isso provocou uma série de complicações de saúde e eu tive sorte de sobreviver", continuou Serena.

"Primeiro, meu corte da cesárea se abriu devido à tosse intensa que sofri como resultado da embolia. Voltei para a sala de cirurgia, onde os médicos encontraram um grande hematoma, um inchaço de sangue coagulado, no meu abdômen. E então voltei para a sala de cirurgia de novo para um procedimento que evita que os coágulos viajem para os meus pulmões. Quando eu finalmente consegui deixar o hospital, tive que passar as primeiras seis semanas de maternidade na cama", disse.

Apesar de todo o drama e tudo o que enfrentou, Serena admitiu que se sentia 'afortunada', já que foi tratada por 'uma incrível equipe de médicos e enfermeiras em um hospital com equipamentos de última geração', e que eles sabiam exatamente como lidar com suas complicações.

"Se não fosse por seus cuidados profissionais, eu não estaria aqui hoje", revelou Serena, acrescentando que sua difícil experiência abriu seus olhos para a quantidade de mulheres – particularmente mulheres negras em países pobres – que não tem a sorte de ter o mesmo tipo de cuidado que ela teve.
 

---