Série ‘O Rei da TV’ distorce verdades como ida de Gugu para a Globo
Por Redação - 20/10/22 às 18:22
A plataforma Star+ acaba de estrear a série “O Rei da TV”, uma obra de ficção que promete contar a história da vida e da carreira de Silvio Santos. Na produção, José Rubens Chachá e Mariano Mattos Martins interpretam o empresário e apresentador do SBT.
A primeira temporada conta com oito episódios que tentam retratar a trajetória do Homem do Baú usando do recurso de alternar cenas do passado e do presente, desde os tempos em que Silvio era um jovem de origem humilde correndo atrás de seu sonho.
Mostrando o apresentador de maneira exageradamente caricata, “O Rei da TV” não se apega totalmente à veracidade dos fatos, abusa dos cenários e figurinos marcados pelo mau gosto e mostra Silvio Santos de uma maneira que beira o desrespeito.
Outra passagem marcante da história da televisão brasileira perde a sua importância por não retratar os fatos da maneira que realmente aconteceram. Segundo matéria publicada pelo jornalista José Armando Vannucci, do site No Play News, a série erra feio ao não contar a verdade sobre o icônico episódio da idade de Gugu Liberato para a Rede Globo. O artigo de Vannucci é tão bem fundamentado que, devidamente autorizado, OFuxico o reproduz a seguir.
LEIA NA ÍNTEGRA:
Um dos momentos considerados polêmicos pelos produtores de “O Rei da TV” e que muitos entenderam como tentativa de vingança de Gugu Liberato está registrado no livro “Biografia da Televisão Brasileira”. E não é muito como a ficção mostra. A história que aconteceu no mundo real tem muita coisa diferente.
Meses antes de Silvio Santos descobrir o pólipo nas cordas vocais e correr o risco de deixar a TV, Gugu Liberato foi chamado por Boni para uma conversa sobre um programa aos finais de semana na Globo. Com a morte de Chacrinha, a emissora desejava ter um comunicador mais jovem à frente de uma atração que pudesse trazer novos elementos aos programas de auditório. Boni enxergava um futuro muito promissor para Gugu. E apostou nele.
“Fizemos um contrato que valeria a partir do ano seguinte e avisei ao Silvio Santos, que eu acho que não acreditou muito porque demonstrou não ter ligado para o convite”, contou Gugu Liberato durante a entrevista que eu e Flávio Ricco realizamos para o livro Biografia da Televisão Brasileira. O apresentador recordou que chegou a passar semanas na Alemanha para acompanhar de perto o Getan Das, um programa da ZDF que servia como referência para Boni. Gugu também foi para Nova York com Deto Costa, diretor escalado para seu programa na Globo, para assistir o que a televisão produzia por lá. Até as primeiras chamadas da estreia já estavam gravadas. Foi quando Silvio Santos chamou Gugu Liberato para uma conversa, que está registrada no livro:
– Gugu, eu passei as minhas férias nos Estados Unidos e voltei muito ruim da garganta. Pode ser um nódulo. Eu quero que você continue aqui conosco – disse o dono do SBT.
– Mas, Silvio, eu assinei um contrato na Globo. Se quiser eu trago aqui para você ver –respondeu Gugu.
– Eu não preciso ver. Você começou aqui, então permaneça – Silvio foi enfático.
– A Globo já fez cenários, gravamos vinhetas para um programa aos domingos e tenho uma multa enorme – contou Gugu.
– A multa eu acerto com a Globo. – Mas eu não tenho coragem de falar com o Boni nessa altura do campeonato. Até filme dos Trapalhões eu fiz lá – argumentou Gugu.
Depois dessa conversa, como o próprio Gugu Liberato recordou para o livro, os dois foram ao Rio de Janeiro conversar com Boni e Roberto Marinho. Os empresários ficaram a sós na sala. Apresentador e o maior executivo da televisão brasileira permaneceram ao lado de fora. O que se sabe é que Silvio Santos se comprometeu ali a assumir todo o custo com os cenários, vinhetas e viagens internacionais caso o negócio fosse desfeito. Dias depois, começou um vai e vem na ponte aérea e Gugu comunicou, por telefone, a Silvio Santos que ficaria na Globo. E ouviu: “Então, venha se despedir pessoalmente”.
E foi ali, cara a cara, que Silvio disparou:
– Gugu, pense bem. Isso que eu tenho pode ser um câncer e você será meu substituto.
– Tá bom Silvio. Então vamos fazer o seguinte: coloque tudo no papel e eu assino o contrato agora”.
Silvio Santos acionou sua secretária e em questão de minutos a sala foi tomada por um batalhão de advogados, um deles com a máquina de escrever na mão. Contrato feito e assinado. Gugu permaneceu no SBT, mesmo depois que Silvio Santos desistiu de colocá-lo em seu lugar. Diferente da série, ele não ligou pedindo a oportunidade para a Globo magoado por não ser o substituto. Seu futuro já estava acertado.
Acompanhe o site No Play News do jornalista José Armando Vannucci!
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.