Shakira ganha processo de plágio em canção

Por - 12/08/15 às 18:23

Getty Images

Na última segunda-feira (10), o processo que envolvia a música de Shakira, Loca, de 2010, sofreu uma reviravolta. Um juiz dos Estados Unidos disse que o compositor, Ramón Arias Vásquez, que acusava a canção de plágio ilegal teria mentido em um depoimento, e que a fita na qual fundamentou seus argumentos era falsa.

O juiz Alvin Hellerstein determinou que não houve violação de direitos autorais pela Sony/ATV Latin e Sony/ATV Discos: “Houve uma questão básica de fraude em julgamento”.

Em agosto do ano passado, Hellerstein havia concluído que a versão de Shakira e também outra música de um rapper dominicano conhecido como El Cata, era a cópia de uma gravação feita por Ramón Arias Vásquez, chamada “Loca con su Tiguere”.

O juiz considerou que as unidades da Sony eram culpadas por distribuir músicas que violavam direitos de autor. A Mayimba Music, que detém os direitos do trabalho de Arias, processou a Sony em 2012.

Porém, agora, Hellerstein disse que novas evidências trazidas pela Sony ofereciam prova competente e substancial de que a fita na qual Arias alegadamente gravou a música, que teria sido a utilizada para registar a canção nos Estados Unidos, não foi feita em 1998, conforme afirmado.

Desta forma, o juiz disse “ter perdido a fé” no depoimento de Arias.

Shakira mostra filho de seis meses chutando bola de futebol
Shakira contrata importantes treinadores para perder peso
Shakira chama Donald Trump de racista ignorante
Susana Vieira vira sensação ao aparecer de cabelo armado
Shakira e Piqué compram casa ao lado de Neymar em Barcelona

---

Tags: