Sheron Menezzes: ‘Ainda há um racismo velado’

Por - 24/05/16 às 09:27

Reprodução/Instagram
No ar em  Liberdade, Liberdade, novela exibida na Globo na faixa das 23h, Sheron Menezzes flutua entre a aceitação e a rejeição de uma sociedade escravocrata do século 19, no interior do Brasil, na pele de Bertoleza. Em entrevista ao jornal O Globo, a atriz comentou sua visão sobre a personagem. 
 
"Eu desconhecia da sensação de não me encaixar numa sociedade como Bertoleza. Os negros não a aceitam porque ela se veste como uma branca, e os brancos, por ela ser negra. Bertoleza saiu de um lugar (Lisboa, em Portugal) em que vivia como uma nobre e chega ao Brasil, uma terra cheia de incertezas. A personagem é uma boneca de luxo criada numa redoma de vidro. Agora, ela está começando a viver fora desse ambiente". 
 
Apesar de a dama de companhia de Joaquina (Andreia Horta) não viver na pele o cotidiano de torturas, já que foi alforriada ainda criança por Raposo (Dalton Vigh), Sheron afirma que não há como passar indiferente pela história escrita por Mario Teixeira.
 
Os resíduos de uma sociedade constituída em parte pela escravidão e pelo preconceito contra os negros foram apresentados da forma mais cruel para a atriz no fim do ano passado. Sheron foi vítima de insultos numa rede social, após postar uma foto ao lado do namorado, de pele mais clara. 
 
"Foi o maior ato preconceituoso que sofri. Nas outras situações, não percebi porque passei por cima. Acho que muita coisa mudou e tento ver o lado otimista da vida. Mas ainda precisamos avançar nesta questão. Há um racismo velado e, enquanto não perceberem isso, as coisas não vão para frente. Temos que sair desse lugar e entender que as pessoas são diferentes".
 
Nos últimos dias, Bertoleza ocupa seus pensamentos para além das questões sociais. O amor é o sentimento que a conduz neste momento, através do encontro com Ventura (Vitor Thiré), menino cego e irmão de Rubião (Mateus Solano), o cruel intendente de Vila Rica, em Minas Gerais. 
 
"Ela é discriminada por ser negra e ele, por ser cego. Os dois se apaixonam, cada um com sua diferença. Não sei como o casal vai viver esse amor, mas Bertoleza e Ventura ficarão juntos".
 

 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.