Show do 1º de maio atrai 300 mil pessoas, na Paulista

Por - 01/05/06 às 17:53

Márcia Lourenço

Cerca de 300 mil pessoas resolveram aproveitar o Dia do Trabalho nesta segunda-feira, dia 1º, no megashow que acontece na Avenida Paulista, região central de São Paulo.

Para agitar a multidão, nada melhor do que reunir em um único palco os diversos estilos musicais: rock, romântico, pop, samba, pagode e sertanejo.

Axé Blond, Hugo & Thiago, Daniel, Rick & Renner, Alexandre Pires e Inimigos da HP são alguns dos convidados que levantaram a platéia, com o melhor da música nacional.

Em ano de Copa do Mundo, a festa que acontece no coração da cidade de São Paulo também ganhou uma decoração especial: as cores da bandeira do Brasil.

E para abrilhantar ainda mais as comemorações, o palco da Paulista aguarda a chegada de Daniela Mercury, banda Calypso, Wanessa Camargo, Capital Inicial, Zezé Di Camargo & Luciano e KLB. 

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) e a Força Sindical, que são responsáveis pela organização do evento, esperam reunir, até o final das apresentações, mais de 1 milhão de pessoas.

A festa da CUT está sendo realizada na Avenida Paulista – altura do número 900, em frente ao prédio da Gazeta, das 11h30 às 19h35. Já o show da Força Sindical foi na Praça Campo de Bagatelle (zona norte de São Paulo), das 7h às 17h.

1º de Maio

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar, contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos, e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para oito horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas, a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos, nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886, e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.