Sinhá Moça é acusada de racismo

Por - 14/06/06 às 10:53

Reprodução

A novela das seis da Globo, quem diria, está sendo acusada de racismo. Segundo a coluna de Daniel Castro, do jornal Folha de S. Paulo, o Ministério Público do Estado da Bahia instaurou um inquérito civil para investigar se a trama abolicionista de Sinhá Moça não estaria deturpando a história da escravidão no Brasil e, na contramão das ações afirmativas, prejudicando a auto-estima da população negra e afro-descendente.

Para o promotor de Justiça Almiro Sena Soares Filho, a novela erra ao mostrar o negro extremamente passivo e sofredor, que precisa de heróis brancos para se libertar.

 "A novela é questionável. Aquilo não é bem a história do negro brasileiro, é uma história deturpadíssima, que omite os quilombos e as revoltas lideradas por negros", diz Soares Filho. "Tudo indica que a novela é racista, ainda que o autor não tenha tido a intenção."

Ainda de acordo com a publicação, a Globo se defende dizendo que Sinhá Moça é uma obra literária. O promotor não acha isso razoável. "Não se pode abordar um fato desses [300 anos de escravidão] sem responsabilidade histórica."

Soares Filho espera o laudo de dois especialistas em história para tomar uma decisão. "Vou negociar uma reparação."

Em carta ao MPE da Bahia, a Globo afirmou que o objetivo da novela é "entreter, informar e educar". "O caminho dos negros é longo, árduo e penoso, mas a liberdade lhes aguarda no fim, tal qual aconteceu na história do Brasil", escreveu.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.