Sobrinho de Rodrigo Santoro teve células-tronco guardadas
Por Redação - 18/10/05 às 14:00
Nascido no dia 5 de outubro, no Rio, o pequeno Frederico Santoro, sobrinho e afilhado de Rodrigo Santoro, poderá contar com os avanços da medicina. A irmã do ator, a arquiteta Flávia Santoro, armazenou as células-tronco do sangue do cordão umbilical do bebê na CordVida, avançado laboratório em São Paulo.
Rodrigo, consciente da importância do ato, apoiou a decisão da irmã.
As células-tronco já podem ser utilizadas no tratamento de várias doenças como leucemia, deficiências imunológicas e genéticas; e têm enorme potencial de utilização na cura de várias outras doenças como Mal de Parkinson, Alzheimer e diabetes.
Entenda a função da célula-tronco
É um tipo de célula que pode se diferenciar e constituir diferentes tecidos no organismo. Essa é uma capacidade especial, porque as demais células geralmente só podem fazer parte de um tecido específico (por exemplo: células da pele só podem constituir a pele).
Outra capacidade especial das células-tronco é a auto-replicação, ou seja, elas podem gerar cópias idênticas de si mesmas.
Por causa dessas duas capacidades, as células-tronco são objeto de intensas pesquisas hoje, pois poderiam funcionar no futuro como células substitutas em tecidos lesionados ou doentes, como nos casos de Alzheimer, Parkinson e doenças neuromusculares em geral, ou ainda no lugar de células que o organismo deixa de produzir por alguma deficiência, como no caso de diabetes.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.