Sônia Braga vira centro das atenções em exposição do irmão

Por - 25/11/06 às 09:52

Felipe Panfili

Sônia Braga demonstrou mais uma vez o quanto é apegada à família, ao prestigiar na noite de sexta-feira, 24, depois de um dia de gravação, a exposição dos 32 quadros de seu irmão Hélio Braga.

A mostra acontece no aconchegante Café Venâncio, que fica no número 300 da Rua Venâncio Flores, no Leblon, zona sul do Rio, durante um mês, e todas as obras estão à venda. Longe de se comportar como uma pessoa inacessível, a superstar virou o centro das atenções, concedendo autógrafos e tirando fotos com crianças e adultos que estiveram no local.

A atriz fez uma brincadeira quando o irmão colou em suas costas um adesivo reproduzindo um dos seus quadros e a presenteou ainda com quatro echarpes coloridas que, segundo Hélio foram compradas em uma loja de tecidos do Saara – maior área de comércio popular a céu aberto do Rio. Encantada com tudo e revelando que ela própria foi ao Saara comprar o tecido de um dos macacões que a escultora Tônia usa em Páginas da Vida, Sônia se comparou a um outdoor ambulante.

“Os brincos são do Antônio Bernardes. As roupas da Christina Cordeiro. Sapatos do Feranndo Pires e nas costas da blusa um quadro do meu querido irmão, que sempre reflete em traços finos e delicados figuras humanas”, diz a musa, acompanhada também do sobrinho Omar Braga e de sua estilista Cristina Cordeiro e que na exposição se encontrou com a sua dermatologista Sílvia de Mello.

As 32 obras expostas no Café Venâncio são todas em óleo sobre tela, forrada com eucatex e as figuras nas cores marrom e preta, com fundo amarelo. O artista plástico, que nessa coleção abandonou uma das características mais forte de seu trabalho que é o erotismo explícito, justificou a razão de usar eucatex e optar por repetir as mesmas cores em todos os quadros.

“Como vendo muito minhas obras em Parati (balneário do Sul Fluminense) e a maioria para turistas, descobri que forrando as telas com eucatex, as mesmas não se danificavam durante a viagem. E usei essas cores para combinar com a da parede do Café Venâncio, que é amarela”, explica Hélio Braga, contando que gasta pouco mais de um minuto para fazer um desenho das obras que compõem sua atual mostra.

“Mancho a tela primeiro e depois faço o traço (das figuras humanas) que é sempre o mesmo movimento, por isso a rapidez.”  

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.