Spike Lee adia visita ao Rio. Saiba o motivo!

Por - 19/10/2025 - 10:44

Spike LeeAind anão se sabe a nova data da vinda de Spike Lee ao Brasil - Foto: Reprodução/ Instagram

Ele não vem mais! De acordo com a Festival do Rio e com a RioFilme, a chegada do diretor norte-americano Spike Lee ao Rio de Janeiro, está adiada. O astro americano chegaria neste domingo, 19 de outubro,

Spike receberia o título de cidadão do estado do Rio de Janeiro e participaria de exibição especial de seu novo filme, “Luta de Classes”. As duas atividades ficarão remarcadas, conforme ajuste entre as equipes do diretor e da organização local.

Reverenciado, Spike Lee dá crédito à esposa

Mesmo assim, as sessões gratuitas do longa seguem confirmadas. Elas acontecerão às 16h e das 19h, no Cinesystem Belas Artes Botafogo e no Estação NET Rio. O público que já garantiu ingresso poderá assistir normalmente às exibições.

Em nota conjunta, a Secretaria Municipal de Cultura, a RioFilme, o Festival do Rio, o Cinesystem Belas Artes Botafogo e a Estação NET Rio agradeceram a compreensão do público e informaram que ainda não há confirmação sobre novas sessões com a presença do diretor.

Contexto da homenagem e da obra

Spike Lee, reconhecido por filmes como “Faça a Coisa Certa” e “Malcolm X”, figura-chave do cinema contemporâneo norte-americano, mantém uma relação com o Rio desde 1995. Naquele ano, ele filmou com Michael Jackson o videoclipe de “They Don’t Care About Us” no Morro Santa Marta, comunidade em Botafogo.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Conforme a deputada Dani Balbi (PCdoB), autora da homenagem proposta à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em maio, “Tê-lo de volta agora, como cidadão honorário, é um gesto de reconhecimento e também de reencontro entre duas histórias que se cruzam pela força da cultura negra.”

No novo filme, “Luta de Classes”, Spike Lee revisita um clássico em versão contemporânea. O longa retrata o magnata da música vivido por Denzel Washington que, após um sequestro, confronta dilemas éticos profundos. Conforme críticas, a trama adapta a obra japonesa Céu e Inferno (1963), de Akira Kurosawa, e transfere o conflito ao universo urbano e musical dos EUA.

As sessões gratuitas em Botafogo oferecem ao público carioca a chance de ver o filme antes de um encontro formal com o diretor. E embora a visita de Spike Lee tenha sido postergada, a programação cinematográfica segue firme.

Confira a nota na íntegra

A Secretaria Municipal de Cultura e a Rio Filme informam que a visita do cineasta Spike Lee ao Rio de Janeiro foi adiada e que já trabalham com a equipe do diretor para a confirmação de nova data.

Um imprevisto na partida do diretor em Nova Iorque atrasou o horário de sua chegada para a agenda prevista para o domingo, dia 19/10. Para não haver cancelamento de parte da agenda, as equipes decidiram, em comum acordo, adiar a visita.

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino