Superando as dificuldades pra ser feliz

Por - 08/01/06 às 16:12

Não é de hoje que autores como Glória Perez engrandecem o roteiro de suas novelas, mostrando a história de pessoas que conseguem superar as dificuldades impostas pela vida e levam uma vida normal. Em 2005, esses exemplos de vida foram brilhantemente mostrrados por personagens como Jatobá (Marcos Frota) e Flor (Bruna Marquezine), dois deficientes que nos deram grandes lições de vida durante a novela América, escrita por Glória Perez para a Globo.

Sempre exibindo um incomparável alto-astral, Jatobá se transformou no porta-voz dos portadores de deficiência visual, contribuindo para as conquistas de aproximadamente 25 milhões de brasileiros que têm algum tipo de deficiência.

O personagem colocou em pauta um universo que foi simplesmente deixado de lado, durante longos anos. Assim como Jatobá e Flor decidiram superar os limites e levar uma vida normal e feliz, outros tantos portadores de deficiências superam seus limites e mostram que é possível trabalhar, amar, namorar e, sempre que possível, lutar por seus direitos.

Graças à América, o brasileiro entendeu  que o mundo dos deficientes visuais não é feito de tristezas e problemas. Os personagens criados por Glória Perez mostraram que muitos vão à luta , pois a vida pode ser bonita para todos.

Do luto à luta

Recentemente, o documentário Do Luto à Luta, sobre portadores de Síndrome de Down emocionou  público e crítica, e faturou vários prêmios em festivais realizados pelo Brasil. Produzido e dirigido por Evaldo Mocarzel, o filme mostra a realidade de portadores de Síndrome de Down.
“Fiz o filme que eu gostaria de ter visto na maternidade, quando cheguei para ver minha segunda filha. Recebi a notícia e meu mundo desabou. Depois, vi que o grande vilão era o meu próprio preconceito”, diz Mocarzel, ao explicar os motivos que o levaram a realizar tal trabalho. Ele é pai de Laura, de oito anos, Joana, de cinco, e Matheus, de dois.

Para fazer o filme, o cineasta mergulhou em sua própria realidade: “O momento da notícia, o instante em que me contaram que minha filha possuía a Síndrome de Down, foi como se um prédio de 60 andares estivesse desabando sobre minha cabeça. Na verdade, era mesmo um prédio. Era um enorme edifício de falta de informação, de desconhecimento sobre a realidade de se conviver com uma pessoa com deficiência. Foi realmente um baque. Decidi fazer um curta-metragem, que se transformou em um filme, para atacar a rejeição que cerca esse tema. A sociedade em geral cultua formas perfeitas, pessoas perfeitas e isso é gerado pela falta de informação. Fiz pesquisa, contei com os próprios downs atuando, com apoio do Programa de Assistência e Tratamento às Pessoas Especiais (Pape), da Petrobras, e também o apoio da minha mulher, Letícia Santos”.

Empenhado em auxiliar no esclarecimento sobre o tema, Mocarzel agora tem planos de mostrar seu trabalho para todo o Brasil: “Pretendo que o documentário circule pelos festivais de cinema brasileiros. Gostaria que mudassem a visão sobre quem tem a Síndrome de Dowm. Vou lançar em circuito comercial, lançar em DVD e depois na tevê. Estou agora produzindo o documentário À Margem do Concreto, sobre os sem-teto e o movimento de moradia em São Paulo”.

Down em horário nobre

E, se depender do autor Manoel Carlos, os portadores de Síndrome de Down terão em breve um espaço mais do que nobre, para retratar suas vidas e as dificuldades ainda impostas no dia-a-dia: a novela Páginas da Vida, que substituirá Belíssima em meados deste ano. A Síndrome de Down estará no centro da trama, com uma protagonista que dará à luz a um casal de gêmeos. O menino nasce normal e a menina nasce com a doença. Como a protagonista, que será interpretada por Regina Duarte, estará envolvida com essa realidade, claro que ela toma uma dimensão maior.

Do Luto a Luta ganhou o Prêmio Especial do Júri, no Festival de Gramado, prêmio de Melhor Documentário – Júri Popular, no Festival do Rio e sete prêmios no Cine PE, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Documentário, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Filme – Júri Popular e Prêmio FIPRESCI.

Assim como Evaldo Mocarzel, outras pessoas envolvidas com portadores de Síndrome de Down seguem empenhadas em dar voz à sua realidade. Graças à internet, isso é possível em site, como os relacionados abaixo:

Site criado pelos pais de Raíssa

Sindrome da Arte

Uma jovem de 19 anos, portadora da Síndrome de Down. Ela conta que faz aulas de pintura, de piano e já participou de apresentações e recitais de piano e alguns vernissages, ao longo desses anos de aulas, e tem muita alegria por isso. Fã do grupo KLB e torcedora do Corinthians. Espero

 

Lais Brasil

 

 

Ele fez da arte um exemplo de vida

Luiz Felipe Badin estreou como ator na Globo, em 1993, na novela O Mapa da Mina, de Cassiano Gabus Mendes. Definido como um rapaz falante, simpático e opinativo, este carioca de 34 anos apareceu pela primeira vez na televisão graças a um convite do programa Xou da Xuxa. Pianista habilidoso, ele já participou de vários programas, entre eles o seriado Mulher e a novela Coração de Estudante, de Emanuel Jacobina, além de ter sido entrevistado por veículos importantes, como a BBC de Londres.

Órfão de pai e mãe, Luiz Felipe Badin mora no Rio de Janeiro com seus tios. Sempre disposto a encarar novos desafios, ele afirma: "Quero aparecer, pois quero dar conselhos para essas pessoas, para aproveitar esta imagem. Não só você que teve um filho com Down, deve começar a prepará-lo para um futuro melhor pois, quando ele crescer, vai ser como eu sou, assim, trabalhando. Então, é exatamente isso o que eu quero, que essas pessoas tenham noção do que nós somos capazes".

O desafio da vida a dois

O ator belga Pascal Duquenne, de 35 anos, Palma de Ouro de Melhor Ator no Festival de Cannes, em 1987, pelo filme O Oitavo Dia, está fazendo um documentário sobre a vida sexual e afetiva das pessoas que nascem com Síndrome de Down (Trissomia 21).

"Eu escrevo e dirijo o projeto que se chama Droit D’Aimer (Direito de Amar)", explica Pascal Duquenne que mora num bloco de apartamentos em Bruxelas, onde a maioria das pessoas tem Down e os residentes contam com a ajuda de zeladores, para qualquer dificuldade no dia-a-dia.

A questão da vivência da sexualidade é importante. Para a presidente da Down Syndrome Association, da Grã-Bretanha, Carol Boys, representa um dos principais desafios para os que têm a Trissomia 21 e para os que os cercam. Ela alerta:"Conhecemos muitas pessoas com Síndrome de Down, que estão envolvidas em relacionamentos amorosos. Agora, a gente tem que começar a pensar se esses casais querem filhos. Há 20 anos, ninguém jamais poderia sonhar que isso iria acontecer. Temos que nos atualizar".

Para ver no cinema

À Primeira Vista 
Virgil, um homem que ficou cego após um acidente na infância, é convencido por Amy, que se apaixona por ele, a fazer um novo tratamento especial. A cirurgia é realizada com sucesso e ele recomeça tudo de novo, reaprendendo a enxergar à luz do dia e a conhecer a força do amor.

Além dos Meus Olhos – (Eye On The Sparrow
Após alguns anos de casados, James e Ethel, que são cegos, descobrem que não podem ter filhos. Quando decidem adotar uma criança, eles têm que enfrentar uma série de barreiras legais – e provar que são capazes de cuidar de alguém.

Amargo Regresso 
Um retrato realista dos efeitos da guerra do Vietnã, nas famílias dos soldados americanos. Enquanto o marido luta no Vietnã, mulher se apaixona por um soldado paraplégico, amargurado pelas memórias traumáticas da guerra.

Castelos de Gelo – (Ice Castles)  
Patinadora adolescente é descoberta por famosa treinadora, que transforma a garota em campeã mundial. No auge da fama, ela sofre um acidente que a deixa cega, tendo de recomeçar do zero, com a ajuda do namorado.

Dançando no Escuro 
Uma imigrante tcheca leva uma vida cheia de dificuldades trabalhando nos Estados Unidos, vivendo numa caravana, com seu filho de 12 anos. Ao descobrir que está perdendo a visão lentamente, tenta a todo custo esconder o fato de todos, principalmente do seu filho, porque ela descobre, também, que a doença é genética.

Eterno Amor  
O filme é uma bela história de amor adaptada do livro Um Long Dimanche de Fíançaiiies, de Sébastien Japrisot, que tem como pano de fundo a 1ª Guerra Mundial. Eterno Amor é do mesmo diretor de O Fabuloso Destino Poulain e traz no elenco Audrey Tatou (também de Amélia Poulain) como protagonista. Mathilde, a personagem de Tatou, tem deficiência física, em virtude de poliomielite adquirida na infância. Mas, a deficiência nunca foi obstáculo para impedi-la de correr atrás de seu amor, e não mediu esforços para conseguir o que realmente desejava. Eterno Amor é um filme francês.

Feliz Ano Velho  
Vencedor de seis prêmios no Festival de Gramado, inclusive o de Melhor Roteiro, narra a história de um universitário que, mesmo sendo mergulhador, fica tetraplégico após um mergulho em um lago raso. Na cadeira de rodas, recorda a sua adolescência.

Filhos do Silêncio  
Oscar e Globo de Ouro de Melhor Atriz e Urso de Prata no Festival de Berlim, para direção. História de um professor de linguagem dos sinais para surdos, que se apaixona por uma surda-muda que tem dificuldades de relacionamento com as pessoas.

Forrest Gump – O Contador de Histórias  
Oscar de melhor filme, ator, diretor, roteiro, montagem e efeitos especiais. O filme mostra como um rapaz com QI abaixo da média consegue, por acaso, viver um período da história dos EUA. No filme, há participação de um amputado das pernas.

Janela da Alma 
Um documentário sobre a deficiência visual, no qual 19 pessoas com diferentes graus – da miopia à cegueira total – , falam como vêem os outros e como percebem e sentem o mundo. Personalidades como Marieta Severo (atriz), Hermeto Pascoal (músico), Arnaldo Godoy (vereador), Evgen Bvacar (fotógrafo e professor de estética da Surbone), José Saramago (prêmio Nobel), Wim Wenders (cineasta), Oliver Sachs (neurologista) e muitos outras fazem surpreendentes e inesperadas revelações sobre a visão.

Johnny Vai à Guerra 
Ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. Um jovem volta da primeira guerra mundial, drasticamente mutilado, sem as pernas, braços e, ainda, sem um pedaço da face. Fica num leito de hospital. A chocante mensagem anti-bélica foi censurada, em diversos países.

King Gimp  
Vencedor do Oscar Documentário, que retrata a condição de vida de um jovem com paralisia cerebral.

Lágrimas do Silêncio 
Nessa história, a personagem, surda, entrega a filha aos cuidados da avó, até recuperar-se emocionalmente após a morte do marido. Durante esse tempo, a avó apega-se de tal forma à neta, que requer sua guarda em processo na justiça.

León e Olvido 
O filme que nos ensina a conhecer a Síndrome de Down – Olvido é uma mulher de 21 anos; León, seu irmão, tem Síndrome de Down. Faz quatro ou cinco anos que ficaram órfãos e, como única herança, eles têm a casa onde moram e um carro velho. Entre eles começa desenvolver-se, de modo cada vez mais desesperado, um conflito: Olvido quer que León aceite morar em um internato ou vá e volte sozinho da escola e se ocupe, pelo menos, de suas coisas e de algumas tarefas domésticas. Por sua vez, León faz todo o possível para que suas atividades, responsabilidades e tarefas sejam mínimas e sua irmã cuide dele de corpo e alma. O desespero de Olvido vai aumentando e a tenacidade de León será continuamente posta à prova. Para ambos ocorrem situações muito extremas, das quais será difícil que saiam ilesos.

Meu Pé Esquerdo 
Oscar de Melhor Ator e Atriz Coadjuvante. Essa é a história real do escritor e pintor irlandês Christy Brown, seqüelado de paralisia cerebral desde bebê, que conseguiu pintar e escrever usando, para isso, apenas o seu pé esquerdo.

Mr. Holland – Adorável Professor 
Um homem, que trabalha como professor para sustentar a família, tem um desejo de compor uma sinfonia. Quando sua esposa dá à luz ao filho do casal, ele descobre que a criança é surda. Essa descoberta o faz sofrer muito e, então, ele decide organizar um concerto para pessoas com deficiência auditiva.

Nascido em 4 de julho – (Born On The Fourth Of July
Soldado americano, que defendia ideais de seu país, é ferido no Vietnã e fica paraplégico. No hospital, começa a questionar a posição americana na guerra e se decepciona. Torna-se um ativista político e é considerado traidor. Baseado em história real. Oscars para direção e montagem.

Nell 
Um médico e uma psicóloga que tentam integrar e adequar uma pessoa criada sem qualquer contato com o mundo até os 30 anos, sem deixar que ela perca sua individualidade. Essa pessoa é Nell que, durante sua vida, inclusive, criou sua própria linguagem.

O Colecionador de Ossos 
Após um acidente, o brilhante investigador policial fica tetraplégico. Entretando, apaixonado pela profissão, continua trabalhando e, com a ajuda de uma policial novata, mas dedicada e perspicaz, consegue desvendar o misterioso enigma do assassino que mata avisando antes.

O Despertar para Vida 
Depois de sofrer um grave acidente, um jovem escritor tem que freqüentar um centro de reabilitação em uma cadeira de rodas. Um motociclista racista e rebelde e um negro alcoólatra e paquerador são alguns de seus companheiros. Eles descobrem no companheirismo novos horizontes para suas vidas.

O Franco Atirador 
As seqüelas que a guerra no Vietnam deixa em três amigos, dos quais dois são paraplégicos. O filme conta a história desses amigos.

O Homem Elefante 
A história de John Merrick (John Hurt), um desafortunado cidadão da Inglaterra vitoriana que era portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado, tendo 90% do seu corpo deformado. Essa situação o torna atração em circos de aberrações. Vítima dessa doença que o deforma, esse homem tenta a todo custo recuperar a sua dignidade (história real).

O Oitavo Dia 
Prêmio de melhores atores em Cannes. Ao vagar sem rumo pelas estradas da França, um empresário estressado, por pouco atropela um jovem com da Síndrome de Down. O empresário leva-o no seu carro e, a partir daí, nasce uma profunda amizade entre os dois.

O Óleo de Lorenzo 
O filme é baseado em fatos reais. Conta a história de Lorenzo e da luta dos seus pais para salvá-lo de uma rara doença, recusando o prognóstico médico de uma doença incurável, com perspectiva de vida de dois anos.

Perfume de Mulher 
Um ex-capitão cego e amargurado e um jovem contratado para acompanhá-lo em um tour pela Itália. Essa é a história do filme, que mostra a amizade entre os dois. Ele descobre mulheres atrativas, usando seu apurado olfato. O filme mostra variados cenários da Itália, para ilustrar a condição de um homem que está condenado à cegueira, mas pouco disposto a aceitar suas limitações.

Prisioneiros do Silêncio 
Uma mãe descobre as maneiras de comunicar-se com seu filho autista, após levá-lo a uma instituição especializada.

Rain Man 
Rapaz viaja a asilo, a fim de aproximar-se do irmão autista e herdar toda a fortuna paterna sozinho. Em sua viagem de volta, os dois redescobrem os antigos sentimentos e passam a viver juntos e sem ressentimentos.

Sempre Amigos 
O filme conta a história de dois meninos e da amizade entre eles: Kewin sofre de distrofia muscular e é super-dotado; Max, com 13 anos, tem pouca inteligência, é muito arredio e não tem amigos, é forte e grande. Uma grande amizade entre eles se inicia, quando Kewin e sua mãe se tornam vizinhos de Max.

Simples Como Amar 
Mãe superprotetora que não aceita a recuperação da filha jovem, com leve problema mental, que volta de uma escola especial dizendo que arranjou um namorado. A mãe é contra esse relacionamento, mas o amor pode falar mais alto.

Sonata de Outono 
Esse filme narra a história de um pianista e sua relação com as filhas, das quais uma sofre de doença neurológica degenerativa.

Testemunha do Silêncio 
Um casal de irmãos assiste ao assassinato dos pais, o menino tem nove anos e é autista. A polícia pede ajuda a um dos maiores especialistas no tratamento de crianças autistas, para desvendar o crime.

Tudo pela Vida 
A relação insuportável que uma artista de novela, que sofre um acidente, tem com as suas enfermeiras, que a acompanham no tratamento de recuperação na casa dos pais. Então, começa uma amizade entre a atriz e uma dessas enfermeiras.

Uma Lição de Amor – (I Am Sam) 
O filme acompanha a trajetória de Sam Dawson, um adulto com a idade mental, a inocência e a sinceridade de uma criança de sete anos. Um homem que o destino quis que se tornasse pai solteiro de Lucy. Embora tivesse dificuldades, com a ajuda de amigos muito especiais, Sam conseguiu fazer dos primeiros anos de vida de Lucy uma infância repleta de amor e alegria.

Uma Mente Brilhante – (A Beautiful Mind)  
Um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas, aos poucos, o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o prêmio Nobel.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.