Susana Vieira: ‘Sou uma consagração e não celebridade’

Por - 07/05/06 às 10:41

Divulgação

Susana Vieira é daquelas profissionais do cenário artístico nacional que, merecidamente, pode ser chamada de celebridade. Mas, a atriz renega esse rótulo porque, na sua opinião, ele perdeu seu sentido original. E, do alto de seus 35 anos somente de Globo, Susana diz como se sente:

“Sou uma consagração, uma atriz consagrada. A mídia transformou em celebridade qualquer pessoa que surge da noite para o dia, o que não é o meu caso nem o de quem realmente merece tal rótulo, por se destacar naquilo que faz. Eu não sou celebridade”.

Topando qualquer desafio

É baseada em suas mais de três décadas de carreira, que Susana pode se classificar como uma atriz consagrada e daquelas que topa qualquer desafio, seja na tevê ou no teatro.  

“Na televisão, não sou atriz predileta de nenhum autor, nem tenho autor de minha preferência. Estudo e faço com o mesmo amor e disciplina o texto de cada um. No teatro, já fiz uma comédia do Mauro Rasi e duas do Miguel Falabella, por exemplo. No momento, estou excursionando com um drama que se chama Água Viva, de Clarice Lispector. Não sofro fazendo drama. Choro, me acabo no palco. Mas, não levo para casa nem as angústias nem as futilidades da personagem”.

Estrela de Aguinaldo Silva

Apesar de sua postura em relação aos autores, há certos novelistas que não escondem a predileção por Susana Vieira. É o caso de Aguinaldo Silva que, além de ter reservado a estrela, já teria até esboçado o perfil da personagem que entregará a Susana. A nova trama de Aguinaldo, se não houver alteração na ordem dos autores, só deve entrar no ar em julho de 2008.

Susana acredita que seu novo papel também será o de uma pessoa bom caráter, como aconteceu com a nordestina Maria do Carmo, de Senhora do Destino, que vence na vida através do trabalho. Pelo que sabe, até o momento, ela fará uma personagem envolvida com a questão do ensino no Brasil. 

“Parece que vai ser uma mulher que, depois de criar os filhos, faz vestibular e entra para a faculdade. Acho muito bom uma novela falar de educação, tema que anda muito abandonado e atrasado no nosso país. Não adianta o governo garantir apenas o ensino básico. É preciso criar meios para os alunos continuarem na escola, e concluírem seus estudos em outros níveis. Bom, mas isso já é a minha opinião. Não sei se tem a ver com a personagem. Acredito apenas que, pelo contexto em que estará inserida, ela será uma pessoa com caráter, e não uma vilã”.

De concreto na telinha, antes da nova novela de Aguinaldo Silva, a atriz tem confirmada uma participação especial em Copacabana, título provisório da próxima novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, com estréia prevista para fevereiro de 2007.

“Participarei de 30 capítulos. É tudo o que sei de Copacabana. Mas, como sou contratada da Globo, posso ser escalada para outra produção, depois da novela do Gilberto”.
     

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.