Taison e Dentinho recebem apoio após episódio de racismo

Por - 11/11/19 às 01:22

Reprodução

Um triste episódio de racismo envolveu dois jogadores brasileiros na Ucrânia, neste domingo (10). Taison, ex-Internacional, e Dentinho, ex-Corinthians, foram alvos de ofensas na partida do Shakhtar Donetsk contra o Dínamo de Kiev.

Quando eles tocavam na bola, a torcida adversária imitava o som de macaco.

Taison reagiu, mostrou o dedo do meio para a torcida e chutou a bola do jogo em direção da arquibancada onde a torcida adversária estava. Com a atitude, foi expulso e deixou o campo chorando.

Dentinho também foi às lágrimas e avisou o árbitro sobre as ofensas. Em seguida, o jogo foi paralisado e os jogadores do Dínamo foram à torcida pedir o cessar.

Pelas redes sociais, Taison publicou mensagem:

“Jamais irei me calar diante de um ato tão desumano e desprezível! Minhas lágrimas foram de indignação, de repúdio e de impotência, impotência por não poder fazer nada naquele momento! Mas somos ensinados desde muito cedo a sermos fortes e a lutar! Lutar pelos nossos direitos e por igualdade! O meu papel é lutar, bater no peito, erguer a cabeça e seguir lutando sempre! Em uma sociedade racista, não basta não ser racista, precisamos ser antirracista! O futebol precisa de mais respeito, o mundo precisa de mais respeito! Obrigada a todos pelas mensagens de apoio! Seguimos a luta”, disse.

No Brasil, não faltaram mensagens de apoio:

Thiaguinho: “Até quando?”

Glenda Kozlowski: “Racismo. Serve pra que? Tem gosto de que? Que prazer é este? A alta cúpula do futebol, os organizadores, o pessoal que manda, a galera do livro dourado, todos eles tem o poder de acabar com esta palhaçada! Regras mais rígidas e seriedade podem dar um STOP no racismo, na violência desenfreada, nas brigas de facções criminosas que usam camisa de time como disfarce, mas a regra implacável pra expulsar o jogador agredido que revida. Não fez certo – mas se coloca no lugar dele? – aí funciona? Isso precisa acabar, na torcida, nos gramados, nas cidades, no planeta terra, isso precisa ter fim!”

Corinthians: “Até quando? Muita força a Dentinho e Taison, que lamentavelmente foram vítimas do asqueroso racismo no jogo entre Shakhtar Donetsk e Dínamo de Kiev, na Ucrânia, hoje.”

Internacional: “Clube do Povo se solidariza com os atletas Taison, ídolo colorado, e Dentinho, vítimas de racismo neste domingo durante partida do campeonato ucraniano”.

---