TDAH: Entenda o transtorno que acompanha o cantor Fiuk

Por - 21/02/21 às 07:22 - Última Atualização: 6 abril 2021

Reprodução/Instagram

Após Fiuk protagonizar alguns episódios diferentes no BBB21, principalmente aqueles que envolviam alterações de humor, instabilidade emocional e desatenção, entrou em discussão o fato de que o artista é diagnosticado com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) desde pequeno, tendo o cantor até comentado sobre as dificuldades que enfrentou na escola devido ao déficit, quando sofreu bullyng na escola devido ao seu comportamento.

O transtorno neurológico é pouco conhecido pela maior parte do público, mesmo sendo uma condição crônica que atinge de 3% a 5% das crianças que estão na idade de frequentar a pré-escola, sendo mais facilmente percebido quando o aluno apresenta dificuldades de concentração e sinais de inquietação.O TDAH é causado por fatores genéticos e acompanha o indivíduo por toda sua vida, podendo ter avanços e melhoras dependendo do tratamento realizado em cada caso. Entre os sintomas, estão principalmente a desatenção, inquietude e impulsividade.

Ansiedade e TDAH

Dentro do reality, Fiuk comentou algumas vezes sobre ter tido ansiedade e depressão e mostrou algumas reações consideradas “exageradas” pelo público para conflitos que aconteceram dentro da casa.

Fábio Firmino, psicólogo, explicou um pouco acerca de como o transtorno de TDAH pode estar relacionado com crises de ansiedade em situações mais específicas:

“O TDAH compartilha sintomas de desatenção e agitação com a ansiedade, porém no TDAH a desatenção ocorre pela atração por estímulos externos, diferente da ansiedade que é uma desatenção por preocupação. Porém, como o indivíduo acaba sendo condicionado a ficar nervoso por saber que realizará uma atividade que requer atenção e concentração por tempo prolongado, pode sim apresentar ansiedade."

Confinamento

Em uma conversa com Thaís, o cantor alegou ter medo de proximidade em algumas relações por ser uma pessoa ansiosa e já ter tido quadros de depressão. Nas provas, podemos ver que Fiuk muitas vezes se mostra muito nervoso, além das reações que o filho de Fábio Jr. adotou em determinados contextos no programa, como por exemplo se mostrar muito emotivo e levar diversas questões para o cunho pessoal. Tudo isso pode mostrar como o confinamento no BBB pode acabar agravando alguns sintomas do transtorno.

“No caso do BBB é possível que esse agravamento aconteça pois existem regras a serem seguidas na casa, provas em que se deve prestar atenção nas instruções ao mesmo tempo que diversos estímulos concorrem a atenção dele. Ali no programa ele está constantemente sob ameaça de ser punido, sendo julgado pelo público e pelos colegas de confinamento, fazendo com que constantemente tenha que emitir respostas de fuga ou esquiva (por exemplo, atacar para se proteger), porém se houver dificuldade na emissão dessas respostas, pode se sentir desamparado, podendo chorar, semelhante a um estado depressivo”, ilustrou Fábio.

Como ajudar?

Geralmente, o TDAH se apresenta mais forte durante a infância e pode ser tratado com acompanhamento neurológico e psicológico, fazendo com que um adulto com o diagnóstico apresente sinais mais pontuais, dependendo, é claro, de cada caso específico.

Mesmo assim, é importante que Fiuk tenha o apoio necessário no reality, já que o isolamento em grupo gera justamente emoções mais complexas e delicadas para quem possui o transtorno.

“Quem é próximo e sabe o que a pessoa está passando, pode acolher, sem pressionar ou cobrar, especialmente se tiver tarefas a serem realizadas por tempo prolongado.”, completou Fábio.

BBB21: ‘Ele não é influenciável’, dispara Sarah sobre Fiuk
Depressão, DDA, ansiedade, problemas que foram revelados em reality show

 

---

Tags: