Teatro Poeira estréia peça O Púcaro Bulgaro

Por - 02/06/06 às 09:55

Felipe Panfili

O mês de junho para o casal Aderbal Freire-Filho e Marieta Severo tem um sabor para lá de especial, com direito a comemoração dupla. Ele estreou na noite de 1º de junho seu novo espetáculo intitulado O Púcaro Búlgaro, baseado em textos de Campos de Carvalho, no Teatro Poeira, que é de propriedade da atriz e de Andréia Beltrão. E no próximo dia 23, o local completa um ano de vida, como um espaço integrado à cena cultural carioca. Aliás, o espetáculo de inauguração, Sonata de Outono, estrelado pelas atrizes-empresárias, também foi dirigido por Aderbal.

“Foi pura coincidência. Não houve nada premeditado de neste mês de festa do Poeira estar sendo apresentado um espetáculo assinado pelo Aderbal. E na correria que eu e Andréia estamos com as gravações de A Grande Família e nos preparando para começar a rodar o filme baseado no seriado, a partir de 10 de julho, ainda não tivemos tempo de pensar em nada especial para o dia 23. Mas que o Poeira merece uma comemoração, isso merece”, diz Marieta Severo.

O Poeira, localizado em Botafogo, zona sul do Rio, tem uma marca original. No espaço tem sido apresentado espetáculos da cena teatral paulista ou internacional que dificilmente os cariocas teriam oportunidade de conferir em outro palco. Tudo bancado por Marieta e Andréia, a partir do patrocínio que conseguiram da Eletrobrás. Além de sua utilização para várias oficinas – algumas gratuitas – sempre relacionadas à arte de representar.

Dessa forma, os amigos de Aderbal que foram aplaudir a estréia de Púcaro Búlgaro, também deram os parabéns a dupla de atrizes-empresárias, como foi o caso de Giulia Gam, Françoise Fourton, Malu Vale, Jacqueline Lawrence, Déo Garcez e a filha e o genro de Marieta, Sílvia Buarque e Chico Diaz.

“Assistir a um trabalho de direção do Aderbal é sempre uma coisa fantástica, como é fantástico o jeito como o Poeira foi construído e tem sido conduzido nesse primeiro ano de vida. Apesar de sermos amigos de longa data, nunca fui dirigida pelo Aderbal. Até hoje sou uma espectadora dele”, afirma Jacqueline Lawrence.
Françoise Fourton também ficou encantada com o desempenho dos cinco atores em cena.

“É um espetáculo totalmente sem pudor. Adorei. É genial tanto a direção do Aderbal, a forma como o texto foi adaptado da literatura para o palco e esse lugar para lá de aconchegante que a Marieta e a Andréia construíram aqui no Rio de Janeiro”.
Marieta Severo, claro, também opina sobre o trabalho que ocupa o Poeira.

“Foi uma estréia belíssima. Apesar de o Aderbal fazer vários ensaios gerais, o que ajuda na segurança dos atores, o nascimento do espetáculo só ocorre quando conta com a platéia. Assisti a vários ensaios e mesmo assim, me surpreendi em vários momentos na estréia. Estou torcendo muito pelo sucesso de O Púcaro Búlgaro”.

Espetáculo

Encenação de Aderbal Freire-Filho para o texto homônimo de Campos de Carvalho (1916-1998), O Púcaro Búlgaro fecha a trilogia de romances-em-cena do diretor, iniciada em 1990 com a montagem de A Mulher Carioca aos 22 Anos, de João de Minas, e seguida, 13 anos depois, por O Que Diz Molero, de Dinis Machado.

Aderbal explica o que chama de romance-em-cena:
“A característica principal é a não-adaptação do texto. O que faço é explorar ao máximo as possibilidades teatrais desse material literário. A razão é querer manter o sabor que as palavras e as descrições de personagens e lugares têm no original. Mas como não há um narrador em cena, cabe aos personagens fazer as narrações, inclusive sobre si próprios. Dessa forma, tento levar às últimas conseqüências a natureza ilusória da cena, brincando o tempo inteiro com a verdade e a mentira, com a farsa da representação’, destaca, lembrando que o humor é também uma das principais características que definem o romance-em-cena.

Serviço
Teatro Poeira – Rua São João Batista, 104 – Botafogo – Tel.: (21) 2537-8053
O Púcaro Búlgaro
Direção: Aderbal Freire-Filho
Com Augusto Madeira, Candido Damm, Gillray Coutinho, Isio Ghelman e Raquel Iantas
Temporada: de 1º de junho a 27 de agosto
Horários: quinta a sábado – 21h / domingo – 19h
 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.