Telecine exibe Festival Parabéns para Marilyn Monroe

Por - 30/05/06 às 15:59

Se fosse viva, a eterna musa do cinema Marilyn Monroe, completaria 80 anos, no dia 1 de junho. Para lembrar a data, o canal a cabo Telecine decidiu homenagear a estrela exibindo o Festival Parabéns para Marylin, no Telecine Cult. 

Foram programados oito filmes. Entre os títulos selecionados estão os clássicos Como Agarrar um Milionário, O Pecado Mora ao Lado, Quanto Mais Quente Melhor e Os Homens Preferem as Loiras.

O canal exibirá toda quinta-feira do mês dois filmes em seqüência – às 20h e às 22h. Antes de cada exibição, o crítico de cinema Marcelo Janot irá comentar as produções e dar detalhes sobre a trajetória da loira. 

Marilyn Monroe

Norma Jean Baker Mortenson, a eterna Marylin Monroe, nasceu em Los Angeles, Califórnia, em 1926. Sem conhecer seus pais, ela viveu grande parte da sua infância em orfanatos. Quando completou 16 anos, casou-se com James Dougherty. Assim que ele foi convocado para servir o exército na 2ª Guerra Mundial, a atriz aproveitou para tentar a sorte no cinema.

Começou com pequenas aparições, como em A Malvada (1950). Em 1952 despontou com sua atuação no filme Só a Mulher Peca. Mas foi após Os Homens Preferem as Louras (1953), O Pecado Mora ao Lado (1955) e Quanto Mais Quente Melhor (1959), que a loira se transformou em um mito em Hollywood. 

Já divorciada, casou-se com o ex-jogador de beisebol Joe Di Maggio e com o dramaturgo Arthur Miller. A atriz também teria mantido relações jamais esclarecidas com o então presidente John Kennedy e com seu irmão, Robert.

A hipótese de que ela teria sido amante dos Kennedy ganhou força quando encontraram sua casa toda vasculhada – supostamente por agentes da CIA – antes da chegada da polícia no dia de sua morte, 5 de agosto de 1962, devido a uma overdose de sedativos e barbitúricos (droga utilizada para tratamento de insônia).

A estrela que deixou o mundo aos 36 anos foi o ícone da década de 50 e permanece como mito até hoje. Sua beleza incomparável e seu talento garantiram seu espaço de atriz mais importante da história do cinema.


×