Temporal devastador deixa mortos e desaparecidos em Ipatinga
Por Flavia Cirino - 12/01/25 às 13:00
Ipatinga, cidade no Leste de Minas Gerais, enfrentou um forte temporal na madrugada deste domingo, 12 de janeiro, resultando em mortes e pessoas desaparecidas. Até o fechamento desta reportagem, três corpos foram encontrados, incluindo uma criança de oito anos e dois adultos, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros.
A tragédia causada pelo temporal devastador também deixou várias vítimas soterradas e gerou uma série de ocorrências de resgates e buscas. A chuva, que acumulou 80 milímetros em apenas uma hora, provocou sérios danos.
De acordo com a prefeitura, o temporal causou transbordamento de córregos, alagamentos e deslizamentos em várias áreas de Ipatinga. As equipes de resgate atuam em diversos pontos, incluindo locais com barreiras instáveis.
No total, cinco pessoas ficaram soterradas. Dois corpos foram localizados e três ainda estão desaparecidos. Em outra ocorrência, um terceiro corpo foi encontrado.
Além dessas situações, moradores de outras áreas encontraram dois corpos, mas o caso ainda está sendo analisado pela Polícia Civil. O Corpo de Bombeiros também está realizando vistorias nas regiões afetadas para verificar a estabilidade do solo e a segurança da população. A cidade, em resposta à magnitude da tragédia, decretou Estado de Calamidade Pública por 180 dias.
O que fez a prefeitura de Ipatinga
A prefeitura de Ipatinga, em comunicado oficial, revelou que o estádio Ipatingão foi preparado para abrigar as pessoas que perderam suas casas.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
No entanto, ainda não há um levantamento oficial sobre o número de desabrigados e desalojados. As autoridades continuam a trabalhar no resgate das vítimas e em esforços para lidar com as consequências do desastre.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino