Tereza Seiblitz se joga na lama e surpreende
Por Flavia Cirino - 31/10/2025 - 12:16

A atriz Tereza Seiblitz, 61 anos, viajou ao Maranhão para apresentar seu espetáculo solo “Carangueja” e usou o tempo livre para experimentar o ritual de se banhar na lama de um mangue. A atriz participou ativamente de uma vivência com o bioma, o que reforça a ligação entre a proposta artística e a natureza.
Durante o ensaio‐viagem em São Luís, a artista evidenciou o desejo de transportar o público para esse universo. A peça se inspira no manguezal como metáfora da força criadora da Terra.
O espetáculo e a construção da obra
Tereza idealizou e escreveu o texto de “Carangueja” em 2015, enquanto cursava Letras. De acordo com ela, o mangue surge como símbolo da metamorfose e da coexistência entre humano e crustáceo.
No palco, a encenação parte de uma mulher que desafia limites de identidade, gênero e natureza, enquanto revive a experiência que teve na novela “Renascer” (1993) quando interpretou Joaninha.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
A montagem circula em cidades como o Rio de Janeiro e São Luís, com sessões no SESC Maranhão entre 24 e 25 de outubro.
Tereza afirma que o manguezal representa “útero do mundo” após sua introdução ao ambiente durante as gravações há mais de três décadas. Ela ainda destacou que o bioma — apesar de pouco falado — tem relevância na preservação ambiental, e que seu espetáculo busca ativar essa reflexão.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino

























