Thiago Fragoso fala pela primeira vez sobre acidente que sofreu no teatro

Por - 25/06/12 às 00:10

Reprodução - Globo

Até o começo do ano, Thiago vivia um momento brilhante na carreira. Só três meses depois de interpretar Márcio Hayalla em O Astro, ele estava em cartaz no Rio de Janeiro com o espetáculo Xanadu. Numa das cenas do espetáculo, Thiago e a atriz Daniele Winnits, presos por cabos especiais, sobrevoavam a plateia.

Em entrevista ao apresentador do Fantástico, Zeca Camargo, o ator revelou detalhes do acidente e sua recuperação.

“Um dia eu estava sozinho, passando ali em cima, ensaiando, eu olhei para baixo e pensei: 'Cara, se eu cair daqui é um abraço'. Pensei: ‘A única coisa que eu poderia fazer nesse caso seria tentar virar de lado para tentar não acertar a cabeça de ninguém. E foi exatamente o que aconteceu”.

Na apresentação de 28 de janeiro, os cabos se romperam. Thiago caiu de uma altura de cinco metros, em cima de uma espectadora, que se feriu levemente. “Eu, naquela hora, pensava: ‘Meu Deus do céu, eu tenho tanta coisa para fazer, meu filho, minha mulher. Acho que foi por tão pouco que fico brincando: Deus recebeu um memorando com os nomes das pessoas que iriam morrer e lá estava meu nome. Ele então diz que está errado”, lembra o ator Thiago Fragoso. “Foi a única vez da minha vida que eu senti medo de morrer. Foi muito pior do que as pessoas imaginam".

Thiago conta que viu e lembra de tudo como um filme. “Eu lembro de absolutamente tudo que aconteceu. Na hora que eu caí, eu levantei e comecei a sentir o gosto de sangue na boca. Eu falei: 'Estou com hemorragia interna.'

Questionado se pensou em morte ele revela. “Teve um outro anjo que passou na minha vida. Ele chegou no meu ouvido do nada e falou: ‘Thiago, eu sou médico. Fica calmo, você não está com hemorragia interna. Você não vai morrer, seus pulmões estão funcionando bem. Fica calmo, você vai melhorar’. Só de ele ter me falado aquilo eu consegui me acalmar e consegui reagir da melhor maneira possível naquele momento.”

O médico disse tudo para acalmar o ator, mas a situação era muito grave. Thiago estava, sim, com hemorragia interna. Ele também quebrou uma vértebra, cinco costelas, teve seu pulmão perfurado, seu rim foi partido ao meio e os ossos quebrados ainda lesionaram o fígado e cortaram o diafragma em dois lugares.

“Nas primeiras 24h, meu cirurgião, que virou meu cirurgião de pulmão, examinou a situação e viu que não tinha como não operar e, na verdade, quando ele abriu, ele viu que estava pior ainda. Ele teve que reconstruir tudo na mão, a parte de dentro.”

As costelas foram reconstruídas com titânio e foi aí que Thiago começou a melhorar. “A coisa louca foi o seguinte: um ano antes, no mesmo hospital, no dia 1º de fevereiro, que é o dia do aniversário da minha mulher, meu filho nascia. Um ano depois, no mesmo hospital, quem nascia era eu”.

Thiago ficou cerca de 20 dias sem ver o filho de apenas um ano. “Quando eu pude ver meu filho novamente, eu não podia pegar ele no colo. E ele não entendia, porque ele sempre foi muito agarrado comigo. Então, ele pulava no meu colo e todo mundo tirava e dizia: 'Não, não pode, o Tatá está machucado'.”

Mariana, a mulher de Thiago, não estava no teatro na hora do acidente. “E ela, não sei como ela conseguiu, ela ainda estava dando de mamar ao Benjamin, nosso filho, então ela conseguiu, na mesma hora ligou para a mãe e pediu: 'Mãe, fica com o Benjamin', ligou para o doutor Marcelo, nosso médico contando: 'Doutor Marcelo, o Thiago caiu'. Ele até perguntou 'O Thiago caiu do avião?'”, lembra.

Além da família, Thiago sentiu uma ajuda muito especial dos fãs. “Eu não podia imaginar que eu fosse uma pessoa tão amada pelo público como eu sou. E inclusive depois, quando eu comecei a sair na rua eu encontrava uma pessoa, uma senhorinha e ela falava: 'Thiago, como é que você está, meu filho? A gente ficou tão preocupado com você'.”

A recuperação mexeu com o lado espiritual de Thiago. “Aos poucos estou descobrindo as coisas. Sempre fui uma pessoa muito religiosa, não especificamente de uma religião, mas eu sempre estudei muito, religiões diferentes. Hoje em dia eu tenho muita segurança, porque esse acidente não vai ser uma pedra no meu sapato. Esse acidente não vai ser empecilho na minha vida.”

A Polícia Civil indiciou por lesão corporal culposa – ou seja, sem intenção – o dono da empresa de efeitos especiais que trabalhou no espetáculo, Heitor Cavalheiro, e a funcionária que fez a instalação dos cabos, Cora Cavalheiro.

Durante um ano Thaigo ainda tem que se tratar, “eu ainda sinto dor, sim. Eu não posso ficar muito tempo na mesma posição, não posso dirigir.”

Mas já pode fazer o que mais gosta: voltar a atuar. Thiago é um dos protagonistas da próxima novela das seis.

Divertido Thiago brinca, “eu sempre dispensei dublê, sempre fiz todas as cenas. Hoje em dia, eu acho que eu vou requisitar um dublê de vez em quando.”

---