Tóia Ferraz sobre Natal: ‘Será mais enxuto’

Por - 21/12/20 às 06:00

@victornecofotografia

Tóia Ferraz que deu um show de interpretação na pele da personagem Rocha, na série Ilha de Ferro da Globo, tem um motivo para agradecer o ano de 2020.

Neste mês de dezembro, a atriz lançou o primeiro curta-metragem desempenhando o papel de diretora, ao lado de André Gustavo, diretor da O2 Filmes.

A obra foi filmada 100% remoto, e se chama Tomás, o Projeto contando a história de um artista plástico que está isolado em casa, enfrentando seu inferno particular. Faz parte da série Crônicas da Pandemia e tem como protagonista o ator Flávio Bauraqui.

A artista conversou com OFuxico sobre seu Natal e o que deseja para o ano que está nascendo.

Confira!  

OFuxico: Quais são seus desejos para 2021?

Tóia Ferraz: Vacina, vacina e vacina. Depois, vários desejos. Que a gente consiga ter um olhar de mais empatia pro outro, que seja um ano mais brando e com mais motivos para lembrarmos que a vida é boa e que tenha mais mergulhos no mar e aglomerações com pessoas queridas.

OF: Quais planos do Natal mudaram por conta da pandemia? E do Ano Novo?

TF: Esse ano tanto Natal quanto Ano Novo serão num formato mais “enxuto” (risos). Minha família já não é muito grande, mas esse ano especialmente será um encontro ainda menor. Além disso, geralmente a gente gosta de escapar da loucura de fim de ano de SP, porém, esse ano tudo indica que ficaremos por aqui mesmo.

OF: Do que você sentiu mais falta em 2020?

TF: Difícil elencar poucas coisas aqui, mas talvez o que mais senti falta tenha sido no campo do trabalho mesmo. A correria dos sets de filmagem é uma das coisas nas quais tenho mais prazer e esse ano os trabalhos “secaram” e migraram para o mundo virtual. Isso teve o lado bom (aprendi que é possível sim fazer cinema e teatro em outros formatos) contudo, ao mesmo tempo nada substitui o frio na barriga de quando a diretora/diretor grita “ação” e você sabe que agora é com você.

OF: Onde você pretende passar o Réveillon?

TF: Em São Paulo mesmo. Será Réveillon atípico em um ano atípico.

OF: Quais são seus planos para 2021?

TF: Escrevi uma série ao longo desse ano ao lado de um amigo roteirista e vou fazer de tudo para que saia do papel o ano que vem. Já 2020 me gerou alguns aprendizados e um deles é que além de atriz, posso ser roteirista e diretora também. Acho inclusive que estudar roteiro e direção tem contribuído muito pro meu trabalho como atriz. Percebi que o mundo do audiovisual é mais amplo do que eu vinha investigando e tem sido maravilhoso me aventurar nessas outras funções. Dirigi e atuei em 02 webseries, quero ir além da internet e investir nas plataformas de streaming. O negócio é se jogar e não esperar o telefone tocar.

OF: O que não pode faltar na ceia de Natal?

TF: Cereja! Como uma boa vegetariana, não sou muito chegada em peru ou tender, mas cereja… Se você deixar um pote na minha frente com 100 eu como tudo (risos). Fora que eu adoro quando vejo no supermercado e sempre penso “olha só, é Natal”. Tem um simbolismo muito forte.

Tóia Ferraz vira diretora em curta protagonizado por Flávio Bauraqui

---

Tags: