Tom Cruise desaprova novo filme de Joaquin Phoenix por se basear na Cientologia

Por - 23/07/12 às 08:00

Getty Images

Tom Cruise não gostou nem um pouco do trailer do filme The Master, de Paul Thomas Anderson (Sangue Negro, Magnólia, Boogie Nights), e que é baseado na vida do fundador da cientologia L. Ron Hubbard, embora o diretor negue as alegações.

O trailer de The Master, estrelado por Joaquin Phoenix e Phillip Seymour Hoffman, foi veiculado nesta quinta-feira (19), pela The Weinstein Company e, de acordo com o New York Post, foi mostrado a Cruise, um dos maiores nomes da Cientologia, que não gostou do que viu.

O longa se foca em um misterioso escritor de ficção científica que funda uma religião, na década de 1950, o que fez muita gente especular se o personagem Lancaster Dodd (Hoffman) não seria baseado em Hubbard. A reação de Cruise confirma a hipótese.

+ APÓS DIVÓRCIO, TOM CRUISE USA VIDEO CHAT PARA FALAR COM A FILHA SURI

O ex-cientologista Marc Headley obteve uma cópia do roteiro e disse que mesmo que a igreja de Cruise emita um comunicado dizendo que o filme não fala de L. Ron Hubbard ou da Cientologia, esse com certeza será o longa que mais expôs a igreja da história.

Headley, que pertencia ao grupo de elite da Cientologia, o Sea Org Group, aponta as similaridades entre o filme e a realidade.

– Dodd cria um contrato para os membros da Causa, onde se comprometem a trabalhar por 3 bilhões de anos… Os membros da Sea Org assinam contrato por 1 bilhão de anos.

– Um dos seguidores de Dodd se refere a dissidentes da Causa com o esquilos, o mesmo termo que Hubbard também usava.

 – Dodd escreve um livro chamada A Causa sobre como superar memórias sofridas do passada que afetam as pessoas nesta vida. L. Ron Hubbard escrever Dianetics, livro em que discute o mesmo tema.

– Dodd acredita que experiências sentidas pelo feto pode fazer a pessoa se comportar de forma irracional e esquecer das coisas que a fazem feliz. Hubbard também fala sobre isso em Dianetics.

The Master estreia em outubro nos EUA e marca o retorno de Joaquin Phoenix à telona depois de dois anos de ausência.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.