Tudo sobre a novela Babilônia, da Globo – Figurino
Por Redação - 10/03/15 às 14:53
Helena Gastal assina o figurino da trama, que se passa em pleno verão carioca e com muitas cenas na praia. Por isso ela apostou em um visual mais despojado. As roupas de Regina (Camila Pitanga), que na trama tem uma barraca na praia do Leme, servem tanto para o trabalho na areia quanto para um compromisso na cidade. Para isso, Helena apostou em shorts jeans, bermudas com tops ou maiô e blusas sobrepostas, além de vestidinhos sem manga. Para montar este guarda-roupa, a equipe de figurino recorreu ao comércio popular de Madureira, no Subúrbio carioca e Copacabana, na Zona Sul.
A vilã Beatriz (Glória Pires) exalta sensualidade em seu figurino, que Helena nomeou como “wrap”, peças com fecho éclair, fendas ou velcro, fáceis de abrir. Além disso, a figurinista apostou em couro e saias. A paleta de cores de Beatriz tem muito vermelho, azul marinho, cinza e poucas estampas. Para completar, ela está sempre de salto alto, como scarpin ou sandálias.
O visual de Inês (Adriana Esteves) não é tão ousado. A personagem tem boas peças, mas sem muito destaque e com cores mais escuras, variando do preto, cinza até o azul marinho.
“O figurino ajuda a passar um pouco do amargor dela. Ela pode vestir uma roupa linda, mas não tem atitude e nem ousadia. Tem este ressentimento como marca”, descreve Helena.
Em seu quarto trabalho com Gilberto Braga e Dennis Carvalho, Fernando Torquatto aproveitou sua vivência em diferentes universos da moda contemporânea para idealizar as identidades visuais dos personagens de Babilônia. A mocinha da história, Regina, vai ter em sua caracterização o tom dourado do verão carioca. Toda a maquiagem da atriz é cremosa, para manter uma textura natural e úmida, já que Regina é dona de uma barraca de praia.
“A ideia foi dar um ar bem natural, queimado de praia. Usamos apenas filtro solar com cor e até o blush e a sombra são em creme. O tom é puxado para o dourado, com o iluminado da praia, do verão”, adianta Torquato.
Todo o conceito do trabalho de caracterização de Babilônia é naturalista, seguindo o perfil de cada personagem, descrito pelos autores. Para a maquiagem da vilã Beatriz, ele aposta no cabelo channel moderno, repicado e na maquiagem também dourada, com batom cor de boca ou cereja, para ocasiões especiais. Já para Inês, a outra vilã vivida por Adriana Esteves, o profissional define uma imagem que ele chama de “correta”.
A personagem de Sophie Charlotte, Alice, não tem semelhanças com a mãe, Inês. Ela herda dos tempos em que viveu em Dubai os olhos marcados em preto como muitas mulheres dos Emirados Árabes.
Para a passagem de tempo de aproximadamente dez anos, logo nos primeiros capítulos da trama, as mudanças foram sutis, caracterizadas por algumas mechas mais claras no cabelo de Beatriz e um tom com menos fios brancos em Evandro.
“Nem pintamos o cabelo do Cassio (Gabus Mendes). Usamos apenas uma mousse colorida, que sai com lavagem. Como ele gravou cenas do passado e presente quase simultaneamente, este artifício foi o ideal”.
A caracterização de Inês seguiu a transformação da personagem na história. No início, Adriana Esteves aparece com cabelo comprido, em um tom mais claro e com quase nenhuma maquiagem.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.