Tudo sobre a novela Babilônia, da Globo – Quem Escreve

Por - 10/03/15 às 14:57

Divulgação

Gilberto Braga

Antes de ser autor de novelas, Gilberto foi professor de francês e crítico de teatro do jornal O Globo. Estreou na televisão em 1973, com uma adaptação para o programa Caso Especial. A experiência pioneira como autor de novelas foi em 1974 com Corrida do Ouro, que escreveu em parceria com Lauro César Muniz.

Em seguida, vieram algumas adaptações de obras da literatura brasileira, entre elas Helena, Senhora, Escrava Isaura. Dona Xepa, Dancin’ Days, Água Viva, Brilhante, Louco Amor, Corpo a Corpo, Vale Tudo e Celebridade. As minisséries também fazem parte de seu histórico desde 1986, com Anos Dourados. Depois vieram Anos Rebeldes, O Primo Basílio, Labirinto e tantas outras, sempre destacando a crítica social e política.

Sua última obra para a TV, Insensato Coração também foi escrita em coautoria com Ricardo Linhares. A dupla formou-se em 1991, quando Ricardo trabalhou como um dos colaboradores de Gilberto na novela O Dono do Mundo.

Ricardo Linhares

Ricardo Linhares começou a escrever para o teatro com uns 15 anos de idade. Aos 19, foi trabalhar na televisão como roteirista de programas didáticos. Chegou à Globo em 1983, aos 21 anos, para trabalhar no Caso Verdade e, posteriormente, no Viva o Gordo. Formado em jornalismo, Ricardo sempre pensou em ser escritor, por isso participou de concursos literários, sendo premiado em alguns deles. Depois disso, nunca mais parou.

O primeiro trabalho como colaborador veio em 1984, na minissérie A Máfia no Brasil, uma adaptação do livro de Edson Magalhães. A sua primeira novela, ainda como colaborador, foi O Outro, de Aguinaldo Silva, em 1987. Após dois anos, veio Tieta, de uma parceria firmada com Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsohn. Em 1990, escreveu Lua Cheia de Amor em coautoria com Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmen Barbosa.

Em 1998, Ricardo Linhares assinou sozinho a novela Meu Bem Querer. A sua segunda obra foi Agora É Que São Elas, exibida em 2003. No ano seguinte, passou a integrar a equipe de colaboradores de Celebridade, trama escrita por Gilberto Braga. O sucesso desta parceria levou os dois a trabalharem em coautoria na novela Paraíso Tropical, em 2007 e, em seguida, em Insensato Coração.

João Ximenes Braga

João Ximenes Braga é jornalista e escritor. Pelo jornal O Globo, foi correspondente em Nova Iorque por quatro anos, escrevendo uma coluna semanal de crônicas sobre a cidade. Em 2005, Ximenes lançou dois romances e em 2009, um livro de contos. Apaixonado por literatura, ele ingressou na Oficina da Globo em 2004. Na teledramaturgia, começou sua carreira como colaborador de Gilberto Braga nas novelas Paraíso Tropical (2007) e Insensato Coração (2011). Sua primeira novela foi Lado a Lado, junto com Claudia Lage. A trama foi vencedora do 41º Emmy. Agora, assina com Ricardo e Gilberto ‘Babilônia’.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.