Tudo o que sabemos sobre o figurino de Barbie, que tem roupa íntima do Ken

Por - 27/06/23 às 15:47

Saiba os detalhes por trás do figurino de Barbie que tem roupa íntima do KenWarner Bros. Pictures/Divulgação

A Barbie é mais do que uma simples boneca – ela é um ícone cultural que transcendeu 65 anos e se transformou em um brinquedo clássico que moldou e refletiu a moda e o comportamento da sociedade durante todo esse tempo. Com seu estilo sempre em voga, a Barbie é rica, bonita, famosa, inteligente e reflete com perfeição cada época.

Barbie tem a vida perfeita, com o namorado perfeito, Ken, e um círculo de amigos que a adoram. Em seu mundo cor-de-rosa de sonhos e fantasia, ela tem a liberdade de ser tudo que quiser, como sugere o slogan “be anything”.

“A Barbie está profundamente ligada à moda, pois a maneira como brincamos com ela é vestindo-a”, diz a figurinista Jacqueline Durran. “As roupas são sua forma de expressão”.

Ken (Ryan Gosling) ganhou coleção de roupas íntimas para o filme "Barbie"
Ken (Ryan Gosling) de cueca personalizada no filme “Barbie” – Warner Bros. Pictures/ Divulgação

O NOVO FIGURINISTA DA BARBIE

Após ser premiada com um Oscar pelo seu trabalho em “Adoráveis Mulheres” (2019), a diretora Greta Gerwig convidou a figurinista para o seu próximo projeto, construir um mundo inteiro da Barbie. Jacqueline, que vive em Londres, notou que o processo era diferente dos seus outros projetos:

“Não se trata a Barbie como se fosse uma personagem normal, pois a motivação para o que ela veste não vem de dentro”, declarou Jacqueline à Vogue.

Barbie tem uma característica muito prática e esse foi o caminho seguido pelo figurinista para criar os looks do filme.

Filme "Barbie": Margot Robbie e Ryan Gosling com os seus figurinos inspirados na "Barbie Hot Skatin'
Filme “Barbie”: Margot Robbie e Ryan Gosling com os seus figurinos inspirados na “Barbie Hot Skatin’ – Warner Bros. Pictures/ Divulgação

“O que define o que ela veste é o lugar para onde ela vai e o que está fazendo […] Trata-se de estar completamente vestida para o seu trabalho ou tarefa”. Isso é reflexo do fato de cada boneca ser vendida com um pacote de moda. Ela pede um look especial para cada momento. Se é para ir à praia, Barbie pede um vestido, um maiô, uma bolsa, um chapéu, sapatos apropriados e acessórios. Esses conjuntos de roupas mudam e se transformam dependendo do que está acontecendo ou vai acontecer na Barbie Land.

A praia é um cenário importante para o filme de Gerwig, “por isso a Barbie Malibu é fundamental”. Mas em vez de uma cópia direta de uma boneca original, Durran buscou inspiração nas décadas de 1950 e 1960 para dar um toque retrô inspirado em Brigitte Bardot como uma beach-babe ideal.

Todos os figurinos da Barbie Land se encaixam em uma de quinze combinações de cores “que são inspiradas na ideia de uma praia da Riviera Francesa no início dos anos 60”. Os criadores pensaram em trios vibrantes de tons pastéis perfeitos para o verão: “lavanda, azul brilhante, azul claro; verde, laranja, bege; laranja, azul, rosa; dois rosas e um amarelo…”

Margot Robbie em Barbie
Warner Bros. Pictures/ Divulgação

O DESAFIO DO LOOK IDEAL

Relembrando a realidade dos fãs mais apaixonados, Durram explica: “Havia compradores que saíam todos os dias em busca de roupas de cores específicas em todas as lojas de Londres”.

O figurinista contou ainda que a equipe contou com uma lista rigorosa de combinações de cores durante o longo do processo e criação. Isso estruturou uma tarefa vertiginosa. “Queríamos que o mundo fosse um ambiente verdadeiramente controlado […] A Greta escreve a 100 quilômetros por hora, muitas vezes há quatro cenas em uma página de roteiro… Há muitas mudanças de roupa”, explicou entre risos, sobre as centenas de visuais que sua equipe criou.

Da Barbie que recolhe o lixo, à Barbie que trabalha nos correios, havia dezenas de empregos para vestir. Com isso a equipe de Durran vasculhou as lojas em busca do maiô rosa perfeito ou de um kit de ferramentas digno da Barbie. Para um dos trajes – o de médica – a equipe pegou fotos de todas as médicas que a Mattel criou nos últimos 60 anos para se inspira!

Margot Robbie em Barbie
O visual de Margot Robbie no filme “Barbie” – Warner Bros. Pictures/ Divulgação

KEN E A ROUPA ÍNTIMA PERFEITA

Outro detalhe curioso é que a equipe teve apenas onze semanas para criar figurinos enquanto filmava. O desafio foi grande, mas teve uma vantagem: a flexibilidade para continuar adicionando novas ideias. Em uma cena que se passa a noite, o ator Ryan Gosling teve a ideia de criar roupas íntimas com a marca Ken para seu personagem, um detalhe que se tornou viral quando o marketing do filme foi lançado. “Tivemos que nos apressar para fazê-lo”, relembrou Durran que destacou a cueca com o nome do boneco na cintura.

Como seu principal trabalho é a “praia”, Durran revelou que a roupa esportiva colorida dos anos 80 é um look chave para o Ken, junto com alguns maiôs elásticos de estilo disco e alguns looks de cowboy hiper masculinos. “Compramos muita roupa esportiva retrô para o Ken”, revelou. “Ele é esportivo. Essa é sua principal característica. Tínhamos compradores na América que iam aos revendedores e importavam para nós, porque precisávamos de muita coisa.”

Fica claro que Ken tem um espaço especial no filme, embora, assim como na vida, ele seja um personagem secundário. “Ninguém se importa com o Ken, todo mundo quer brincar com a Barbie […] Ele combina com a Barbie e muda como ela, mas tem muito menos opções.”

Assim, a equipe de “Barbie” buscou inovar e trabalhar um lado pouco explorado das bonecas Barbie. “Nunca pensei na Barbie como tendo um caráter feminista – por causa da forma do corpo, tendemos a pensar que ela é antifeminista. Antes de começar a trabalhar no filme, não percebi o argumento da Greta, de que a Barbie era revolucionária porque era a primeira vez que as meninas começavam a brincar com alguém que tinha poder de decisão e fazia coisas, ao invés de um bebê”, ponderou a figurinista.

Esboço de alguns figurinos de Barbie
Esboço de alguns figurinos de Barbie – Warner Bros. Pictures/ Divulgação

SINTONIZADA COM A HISTÓRIA

Outro detalhe incrível: Jacqueline Durran trabalhou usando referência à história da boneca, começando por sua forma mais antiga: a Barbie de 1959, que usava um maiô preto e branco, batom vermelho, sombra azul e salto alto. Sua recriação quase idêntica estreou no primeiro trailer do filme, uma paródia de “2001: Uma Odisseia no Espaço”. Assim, as primeiras fotos de paparazzi das filmagens, mostravam Robbie e Gosling em looks de patinação em tons neon, foram adaptadas da “Barbie Hot Skatin” de 1994. “O Ken é uma espécie de suplemento à Barbie. Portanto, a “Barbie Patinadora” é a influência no visual dos patins no mundo real, e o Ken tem sua própria versão.”

“Tentei fazer referência à história da Barbie. O problema é que, na era moderna, é mais difícil encontrar looks que sejam reconhecíveis como sendo da Barbie. Porque há tantos visuais. Pedi à Mattel que me dissesse qual era o traje de Barbie mais popular dos últimos cinco anos e me disseram que era uma Barbie com um vestido amarelo. Acontece que, provavelmente, não seria reconhecível se eu fizesse uma iteração do mesmo”, afirmou Jacqueline

Ao revisar as muitas versões das bonecas, a figurinista observa que “a Barbie é uma maneira muito útil de olhar para diferentes ideias de feminilidade: o que significa, quem a possui e a quem se destina”.

Isso se reflete no filme. “A Barbie sempre tem a ver com o ideal, então, através dos trajes, damos a cada personagem um visual que reflita o melhor visual da Barbie para o momento em que se encontra na história. E, claro, no mundo da Barbie há mais de uma Barbie, então, se todas forem ao mesmo evento, não estão vestidas com um uniforme, mas todas combinam umas com as outras”, completou.

Esboço de alguns figurinos de Ken no filme "Barbie"
Esboço de alguns figurinos de Ken no filme “Barbie” – Warner Bros. Pictures/ Divulgação

É  COR DE ROSA CHOQUE

Nem só da cor rosa vive a Barbie. Isso fica claro na explicação de Jacqueline: “É uma parte muito forte de seu guarda-roupa, mas não é 100% do seu guarda-roupa. Se quisermos fazer algo parecer imediatamente ‘Barbie’, acho que o rosa faz isso por nós”, afirmou. Porém uma grife tradicional marca presença no filme de maneira muito especial. “Se a Margot usa algo que não foi feito por nós, é principalmente Chanel. Eles estão muito interessados em apoiar o cinema e em nos ajudar a encontrar looks que funcionem na história. Eles nos enviaram tudo que queríamos. Foi ótimo trabalhar com eles”, explicou a figurinista lembrando que Margot Robbie é embaixadora da grife desde 2018.

O FILME

“Barbie – O filme”, é o lançamento mais esperado de 2023. Recentemente a produtora revelou o elenco completo em pôsteres carregados de feminismo. O filme contará com a presença especial de Dua Lipa, apresentada com cabelos azuis, característica da Barbie Sereia.

Junto com Dua Lipa, outros astros ilustram os pôsteres, deixando pistas – com um toque feminista – sobre seus personagens. Emma Mackey, por exemplo, interpreta uma Barbie laureada com o Prêmio Nobel em Física, enquanto Issa Rae é a Barbie Presidente e Nicola Coughlan, de Bridgerton, aparece como Barbie Diplomata. O universo da Barbie também contará com diversos Kens, incluindo Simu Liu, do filme Shang Chi.

Estrelado por Margot Robbie como Barbie e Ryan Gosling como Ken, o filme é dirigido por Greta Gerwig e chegará aos cinemas em 21 de julho.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.