TV Brasil investe R$ 15 milhões em sua primeira novela original

Por - 26/10/24 às 12:09

TV BrasilTV Brasil é uma emissora do governo federal - Foto: Divulgação/ EBC

A TV Brasil anunciou que vai produzir sua primeira novela original, com investimento estimado em R$ 15 milhões. A decisão surge após a estreia de “Sangue Oculto”, novela portuguesa estrelada por Luana Piovani, que obteve boa recepção nas redes sociais.

Saiba tudo sobre anovela portuguesa exibida na TV Brasil

O folhetim, exibido desde o início de outubro, substituiu o horário tradicionalmente reservado às novelas turcas, que estão arrebatando a audiência.

Com essa nova produção, a emissora pública busca reduzir a exibição de conteúdo estrangeiro e focar em obras nacionais. Cada episódio da nova novela deve custar entre R$ 250 mil e R$ 375 mil, valores próximos dos praticados pela TV Globo.

No entanto, a diferença está no tamanho da produção. Enquanto a líder de audiência investe em novelas com centenas de capítulos, a TV Brasil planeja entre 40 e 60 episódios de 52 minutos cada.

Processo de seleção e exigências do projeto

O edital para a escolha de produtoras interessadas saiu, mas a TV Brasil ainda não definiu uma data de estreia. As produtoras selecionadas terão que desenvolver uma obra que reflita aspectos da cultura e sociedade brasileiras, sem deixar de seguir o formato clássico das telenovelas, mas com espaço para propostas inovadoras.

A emissora permitirá o uso de seus estúdios e equipamentos pelas produtoras, mas caso os custos excedam o orçamento previsto, a captação de recursos adicionais ficará a cargo das empresas responsáveis pela produção.

TV Brasil tem projeto maior de fomento ao audiovisual

A criação da novela integra um projeto mais amplo de incentivo ao audiovisual, com orçamento total de R$ 110 milhões, por meio do Prodav (Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro).

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Além da novela, o programa também financiará séries de ficção, animações voltadas ao público infantil, documentários sobre temas ambientais e produções sobre futebol feminino.

Antonia Pellegrino, diretora de Conteúdo e Programação da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), ressaltou a importância do projeto:

“Esse valor recorde que estamos lançando é resultado do crescimento da parceria institucional entre a Ancine e a EBC, que já passou por diversas fases”, declarou Pellegrino à Agência Brasil.

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino