Veja quem é o diretor de O Outro Lado do Paraíso
Por Redação - 23/10/17 às 08:05
Quem Dirige
Mauro Mendonça Filho
Mauro Mendonça Filho estreou na direção em 1990 com a minissérie A.E.I.O. Urca, de Doc Comparato e Carlos Manga. Antes disso, exerceu diversas funções como editor de vídeo, assistente de direção, entre outros. Há 33 anos na Globo, Mauro Mendonça Filho tem formação em comunicação, cinema, artes dramáticas e direção de teatro. Dirigiu Dona Flor e Seus Dois Maridos, Gabriela, O Astro, Dupla Identidade, Amor à Vida e a série Vade Retro, entre outros.
Por Verdades Secretas e O Astro recebeu o prêmio Emmy Internacional nas edições de 2016 e 2012, respectivamente. É o único diretor de tevê no Brasil que conquistou duas vezes a estatueta. O Outro Lado do Paraíso é o terceiro trabalho em parceria com Walcyr Carrasco.
O diretor enumera os desafios de, pela primeira vez, ambientar uma novela no Tocantins e no Jalapão.
"É um sertão diferente. Uma região bem árida e, ao mesmo tempo, com cachoeiras, rios e fervedouros com 40m de profundidade. É a natureza em estado puro. Um local incrível que foi mar há milhões de anos e mantém a areia branca e dunas no meio do Brasil. É quase surreal, um deslumbre de beleza. Um sol com temperatura média de 43ºC e grandes cânions. Acho que o grande desafio é conseguir captar toda a beleza do local, da natureza. Além disso, mostrar os quilombos e a colheita do capim dourado, que no mundo só é encontrado naquela região do Jalapão, e colocar isso também junto com os outros dois núcleos urbanos da história, que são Palmas e Rio de Janeiro".
O Outro Lado do Paraíso traz temáticas como a violência contra a mulher, racismo, preconceito, assédio sexual, entre outras. Mauro Mendonça Filho destaca a importância de tratar essas questões.
"São temas que estão no nosso dia a dia e que merecem atenção. A novela tem um foco muito grande na mulher e através da Clara (Bianca Bin) vamos falar da violência doméstica. Também há o nanismo com a Estela (Juliana Caldas), que não é tão comum na dramaturgia; o racismo vivido pela Raquel (Erika Januza)… Enfim, são personagens fortes, que enfrentam esses desafios no cotidiano assim como muitas mulheres brasileiras".
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.