Velho Chico: Santo é ressuscitado pelo espírito de Tereza

Por - 03/08/16 às 10:52

Divulgação/TV Globo
Santo (Domingos Montagner) vai morrer, mas é trazido de volta à vida pelo espírito de Tereza (Camila Pitanga). Ele será cuidado por índios que vivem embrenhados na mata e acaba morrendo, nos próximos capítulos de Velho Chico, novela exibida na Globo na faixa das 21h. 
 
O espírito de Tereza encontra o espírito de Santo e o ajuda a voltar. Enquanto está sendo cuidado pelo Pajé e pela curandeira, Santo chama por Tereza. 
 
"Homem quer ficar… Chama nome de mulher… precisa vivê!", diz a curandeira. 
 
"Espírito dos mortos tem canto mais forte…", fala o Pajé.
 
Tereza sonha com o ritual feito ao longe para resgatar o espírito de Santo. Enquanto dorme escuta a canção do pajé e, dormindo, a repete na língua nativa, como se fizesse parte daquilo que se dá longe dali. 
 
O corpo de Tereza sua em bicas e arde em febre, sua alma, ao que tudo indica, está longe dali, fazendo parte do ritual de cura. Seus brados trazem Iolanda (Christiane Torloni) e Martim (Lee Taylor) até o quarto, assustados. 
 
"Ela não está doente… está buscando Santo… longe daqui", fala Martim para Iolanda, que quer acordar Tereza.
 
Tereza agarra o braço de Martim e fala, perdida.
 
"Eu vi Santo! Eu vi! Ele está vivo… ele está ferido, precisa de mim… ele precisa de mim!". 
 
O pajé e a curandeira seguem no ritual. O corpo de Santo está sem vida no meio da oca quando um vento forte bate e os dois sentem a presença de Tereza ali. A curandeira é tocada por um arrepio e olha, assustada. De olhos fechados o pajé se manifesta.
 
"O espírito dela veio. O espírito da mulher chegô pra trazer ele de volta… Eu vejo…". 
 
Santo tem uma aparente melhora à medida que sente a presença de Tereza ali dentro, de alguma maneira. Até que subitamente o vento e tudo cessa, fazendo Santo cair outra vez. O pajé abre então os olhos, sem esperança.
 
"Espírito dela foi embora…".
 
É que nesse momento, um médico chamado por Afrânio (Antônio Fagundes) desperta Tereza do transe. 
 
"Eu o vi, Iolanda. Deitado no chão em uma… cabana… ou uma oca. Ele está muito ferido! Santo precisa de mim!", ", diz ela, nervosa. 
 
O médico, no entanto, manda a jovem ficar em repouso. Martim, então, pede que Ceci (Luci Pereira) vá ver Tereza. A mãe de Beatriz (Dira Paes) dá uma infusão para Tereza beber e faz os seus procedimentos. Ela conta a Ceci o que viu e decide procurar por Santo.
 
Sozinha, ela foge da fazenda e acaba encontrando a aldeia onde ele está. Ao ver Santo morto no chão, ela se desespera.
 
"Volta pra mim… Pelo amor de Deus… volta pra mim!". 
 
O beija e o abraça, tentando despertar vida em um corpo que já não responde a estímulo nenhum. O pajé se cala enquanto Tereza se abraça a Santo e começa a murmurar o cântico que ouviu tantas vezes em sonho, lutando como pode para trazê-lo de volta a vida. 
 
"Se coração dela não deixa homem ir ainda… homem tem motivo pra ficar!", diz o Pajé. 
 
Sob o olhar de Tereza o pajé dá sequência ao ritual de pajelança ajudado pela curandeira e uma soma considerável de índios de sua tribo. Cantam com vigor, embora o corpo de Santo deitado siga praticamente sem vida. Uma fogueira arde por ali e todos se dedicam a cura de Santo. Mais do que todos, Tereza vive essa expectativa. 
 
A música vem cessando e junto dela a esperança de todos por ali, que reduzem o passo, dando a entender que o ritual não deu certo. O Pajé lança um olhar para Tereza que, com os olhos embotados em lágrimas, caminha na direção de Santo e o beija. 
 
"Volta, Santo! Não vá embora… por favor, volta pra mim!… Volta pra mim!…".
 
A música cessa por completo. Tereza beija Santo e se abraça ao seu corpo vazio. Chorando sobre ele suas tristezas ela é a única que ainda canta. Todos os olhares apiedados se voltam até ela. Um a um todos vão deixando a oca. O pajé arrasta terra com pé e apaga o fogo que iluminava tudo por ali. Tereza está abraçada ao corpo de Santo no centro da oca, que está vazia. 
 
O Pajé vai seguir para fora quando escuta a brasa estalar na fogueira debaixo da terra outra vez. Torna e vê o fogo voltar a arder aos poucos onde havia acabado de extinguir. Tereza olha o fogo também e, ao instante que as chamas ganham força Santo abre os olhos e desperta para a vida outra vez.
 
"Santo!", diz ela.
 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.