Viaje no tempo com Os Dias Eram Assim
Por Redação - 30/04/17 às 10:00
O novo sucesso das 23h da Globo, Os Dias Eram Assim, é uma verdadeira aula de história! A supersérie se passa nos anos 70, no auge da ditadura militar no Brasil, e traz temas super relevantes do nosso passado à tona. Além do romance proibido, pela divergência de pensamentos de suas famílias, de Alice (Sophie Charlotte) e Renato (Renato Góes), o enredo mostra as atrocidades cometidas pelos governantes e a luta dos jovens estudantes contra o governo imposto.
O grande livro de história que é essa atração traz outros marcos da época, como a conquista do tri campeonato pela seleção de futebol brasileira, na copa do mundo. OFuxico separou cinco acontecimentos da série que realmente aconteceram. Confira!
O tri do Brasil
Uma das primeiras cenas de Os Dias Eram Assim mostra uma super comemoração em um barzinho pela conquista do terceiro título da copa do mundo, pela seleção brasileira. É nessa festa que os protagonistas se conhecem e nasce todo aquele amor
A luta dos jovens contra a ditadura
Boa parte do enredo, até agora, se baseou nesse embate estudantes X governo – incluindo os apoiadores. O movimento estudantil universitário brasileiro se transformou em um importante foco de mobilização social. Vale lembrar que eles foram parte importantíssima no movimento Diretas Já, que é um marco na história brasileira.
Na supersérie, essa classe é representada por Gustavo (Gabriel Leone) e Túlio (Caio Blat), que invadiram uma empresa apoiadores dos militares e o último acaba preso.
Casos Inconclusivos
Depois da prisão de Túlio, Gustavo fica sem notícias do amigo e fia se perguntando o que pode ter acontecido com ele. O garoto chega à conclusão: Mataram o Túlio. Mas o irmão de Renato não tem certeza, pois, naquela época, uma vez preso, não mais se tinham notícias dos detentos.
Algumas famílias, até hoje, não sabem ao certo o que sucedeu de seus filhos, pais, vizinhos ou primos que foram levados em cana. Outros ficam sabendo da morte, mas não há uma causa para esta ou o motivo apresentado é duvidoso.
Como é o caso do jornalista Vladimir Herzog, apontado como suicida. Sua morte é questionada até os dias de hoje.
Grandes empresas mexiam os pauzinhos na ditadura
Segundo Sebastião Neto, um dos pesquisadores da Comissão Nacional da Verdade, os empresários são responsáveis por inúmeras acusações por terrorismo.
“40% dos mortos e desaparecidos durante a ditadura são trabalhadores”, apontou, de acordo com o blog Andradetails.
Arnaldo Sampaio (Antonio Calloni), dono de uma grande construtora, e Vitor (Daniel Oliveira), para tentar destruir a relação de Alice e Renato, vão acusá-lo de terrorismo, juntamente com o irmão.
Músicas como instrumento de luta
A época mais rica de produção cultural no Brasil foi durante o perídio do governo militar. Isso deve-se ao fato de que muitas obras passavam pela censura e, para passarem o recado, os artistas tinham que exagerar em metáforas e outros artifícios de “camuflagem”.
Muitas dessas produções foram no campo musical e eram usadas como uma forma dos resistentes expressarem-se. Gustavo, enquanto está escondido, recebe a visita de Renato um dia antes de deixar o país. Nesta noite, visivelmente abalado e revoltado com a situação, o estudante canta um clássico de Chico Buarque, que embalou muitas lutas da época.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.