Viúva de Dias Gomes faz participação especial em Saramandaia

Por - 24/06/13 às 18:52

Divulgação/Miguel Sá

Estreia nesta segunda-feira (24), às 23h, Saramandaia estreia na Globo. O autor da versão original, exibida nos anos 70, Dias Gomes terá direito a muitas homenagens, escritas por Ricardo Linhares que apresenta sua versão para a trama.

De acordo com a coluna de Bruno Astuto, da Revista Época, Linhares convidou a viúva do saudoso dramaturgo, Bernadeth Lyzio, para fazer uma participação afetiva no folhetim.

“Ainda não tem nada definido, porque fiz o convite recentemente. Agora, vou esperar a melhor ocasião na trama para escrever a participação”, disse Linhares.

“Para mim foi uma surpresa porque sempre fui apaixonada por Saramandaia. Não assisti porque era muito nova, mas li o livro e Dias dizia que foi a o roteiro que mais lhe deu prazer em escrever, embora tenha tido problemas com os efeitos especiais pela época (1976)”, disse Bernadeth, cujo último trabalho na TV foi em O Cravo e a Rosa (2000).

“Acredito que o remake vai ser tudo porque foi a novela mais mal produzida dele por causa dos efeitos. O mais incrível é que ela aborda o realismo absurdo e isso faz parte do nosso dia a dia, como tudo o que está acontecendo no país como os últimos protestos que ele já abordava através de metáforas para burlar a censura”, afirma Bernadeth Lyzio, que afirmou ainda que, se Dias Gomes estivesse por perto, estaria dando pitacos na nova produção.

Sobre a outra homenagem que preparou para Dias Gomes, o Santo Dias, Ricardo Linhares contou ao colunista:

“Criei esse ‘santo’ especialmente para a novela. Minha ideia foi homenagear o Dias e, ao mesmo tempo, fazer uma brincadeira, já que ele era ateu. Como era bem-humorado, tenho certeza de que ia curtir essa ironia”.

Bernadeth conta ainda que certamente Dias Gomes iria adorar a escolha dos artistas que farão parte dessa versão, principalmente em ver Fernanda Montenegro, atriz que, segundo ela, nunca fez parte dos folhetins do autor.

“Entro na novela para fazer qualquer coisa, nem que seja para ficar perto do santo. Tenho certeza que Dias amaria tudo, principalmente a escolha dos atores. Ele nunca conseguiu ter a Fernanda Montenegro num trabalho dele, acho que é um sonho para ele, uma realização. Ele também adorava o Tarcísio Meira, o José Mayer e a Lilia Cabral e tem esse menino que vai fazer o lobisomem que é ótimo (Gabriel Braga Nunes). Está aprovadíssimo e estou muito feliz”, diz Bernadeth, que tem um acervo de 50 caixas com material de sobra para perpetuar o nome do marido por muitos anos.

“Tenho guardadas as minisséries As Loucuras do Imperador, O Baile, A Rua 54, sobre imigrantes brasileiros que saem do país para tentar a sorte em Nova York… O próximo passo é digitalizar a obra e depois expor num museu em comemoração ao centenário, daqui a 10 anos”, finalizou.

Especial: Saiba tudo sobre Saramandaia, a nova novela da Globo
Sérgio Guizé aproveita as horas vagas para pintar e cantar
Adaptação de Saramandaia traz de volta realismo fantástico de Dias Gomes
Elenco marca presença na exposição de lançamento de Saramandaia

Viúva de Dias Gomes faz participação especial em Saramandaia

---