Volta Por Cima: Trilha sonora resgata samba, pagode e hits pop
Por Flavia Cirino - 30/09/24 às 03:00 - Última Atualização: 27 setembro 2024
A novela “Volta Por Cima”, que estreia nesta segunda-feira, 30 de setembro, apresenta uma trilha sonora que reflete a diversidade musical brasileira e internacional.
Com referências ao samba, pagode dos anos 90, bem como de nomes do pop contemporâneo, a produção buscou criar uma conexão direta com o público ao misturar estilos que simbolizam diferentes gerações e influências.
Betty Faria destaca importância política de ‘Volta Por Cima’
A trilha sonora reverencia grandes nomes da música nacional como por exemplo Beth Carvalho e Martinho da Vila, ícones do samba. Além disso, a novela revive o pagode dos anos 90, trazendo regravações de sucessos marcantes.
O hit “Farol das Estrelas”, originalmente do grupo Soweto, ganhou a voz de Silva, com um tom mais contemporâneo ao casal protagonista.
“Taras e Manias”, clássico de Elymar Santos, também voltou às telas, desta vez em cenas que retratam a história de Edson e Rosana.
Mistura de gêneros e novidades na trilha sonora
A novela também apostou em uma combinação de gêneros, incluindo pop, MPB e brega, além de uma seleção de canções internacionais que garantiram um toque moderno à trilha.
Nomes como IZA e Pabllo Vittar marcaram presença, oferecendo uma camada pop e atual. Outro destaque foi a inclusão de uma música inédita de MV Bill, que além de atuar como o personagem Lindomar, também participou da trilha sonora.
A música composta pelo rapper foi inspirada na trajetória de seu personagem e trouxe um olhar mais profundo sobre as batalhas do dia a dia.
Abertura: Samba de esperança e superação
A canção escolhida para a abertura da novela foi “Volta por Cima”, de Paulo Vanzolini. A música, regravada por Alcione e Ludmilla, traduz perfeitamente o espírito da trama. Juliana Medeiros, coordenadora de produção musical da TV Globo, explicou a importância dessa escolha:
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
“Essa canção sempre esteve no nosso radar por ter muita identificação com a trama. É uma música que fala profundamente com o público, que conversa com cada um de nós nas nossas batalhas do dia a dia, dos desafios que temos a superar. Assim como a nossa protagonista Madá e outros personagens centrais. É sobre ter esperança e trabalhar para buscar dias melhores”.
O novo arranjo, produzido por Alexandre Menezes, já está disponível nas plataformas digitais, assim como outras faixas da trilha sonora. A escolha dessa música para a abertura da novela reflete o tom otimista e de superação que guia a trama, reforçando a conexão entre os personagens e o público.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino