Zeca Camargo revela em livro apertos de bastidores dos entrevistados

Por - 24/10/06 às 09:32

Felipe Panfili

Depois de ter lançado em 2005 o livro A Fantástica Volta Ao Mundo, Zeca Camargo retorna à literatura com De A-Ha a U2: Os Bastidores das Entrevistas do Mundo da Música, também pela editora Globo. Nele, o repórter e apresentador do Fantástico se desnuda e revela apertos que passou para entrevistar as maiores estrelas do mundo pop. Na segunda-feira (23), ele participou do projeto 20 Anos De Sempre Um Papo, no Teatro Nelson Rodrigues, da Caixa Cultural, no Rio de Janeiro, e, em seguida, no saguão do teatro, realizou uma concorrida noite de autógrafos. 

“O livro não tem reprodução das entrevistas. Minha opção foi contar os bastidores”,  conta Zeca para uma platéia bastante heterogênea em termos de faixa etária e de interesses profissionais.

Entre os 53 casos selecionados para o livro, Zeca relembra histórias do tempo em que era correspondente em Nova Iorque da Folha de São Paulo, de seu tempo de VJ da MTV Brasil e, claro, de sua época de Globo. Responde a uma pergunta da platéia, sem o menor rodeio, que a única diferença entre trabalhar no canal musical e na maior rede de tevê brasileira é a oportunidade de entrevistar nomes de maior peso.

“O muro de proibições quando se chega perto de um superstar é o mesmo. O tempo é  cronometrado e o assunto permitido para ser abordado é vigiado o tempo todo por um empresário. Por isso, o grande barato da função de repórter é driblar esse muro de proibições”, ensina.

Como exemplo bem-sucedido desse drible, Zeca cita a entrevista feita com Elton John logo após a morte de Lady Di e do estilista Gucci Versaccsi. Ele tinha autorização apenas para falar do disco, mas ao comentar que achava o mesmo bastante sombrio, Elton John, espontaneamente, abriu o jogo sobre o sentimento de perda dos dois amigos.

Com Madonna, por exemplo, o repórter e apresentador do Fantástico não teve a mesma sorte. A entrevista era para falar apenas sobre o filme Sobrou Pra Você, no qual a pop star ficava grávida de um amigo gay.

“Havia uma lista enorme do que não se podia falar com a Madonna, como música e a segunda gravidez da cantora. Tive seis minutos para conversar só do tal Sobrou Pra Você, um filme que é uma bomba, ninguém viu. Lembrei que o pai do primeiro filho dela se chamava Carlos e como meu nome é José Carlos, me apresentei apenas como Carlos, na expectativa de que isso a levasse a falar da coincidência. Madonna falou apenas ‘ok’ e me disse: Qual é a primeira pergunta? Quando falei da gravidez dela no filme, a empresária aos berros: “no baby, no baby” sem querer saber a que gravidez eu estava me referindo.”

Entre os apertos passados e algumas saídas brilhantes que conseguiu, Zeca Camargo tirou duas grandes lições. Uma é a diferença que o repórter aprende a fazer entre o verdadeiro artista e o ídolo fabricado. Outra é a de que, apesar de, às vezes, receber de um dos entrevistados até um convite para jantar, isso não significa que tenha se tornado amigo dele.

“Bobagem pensar que virou amigo de celebridade. Ela não vai te convidar para um festa dela.”
O Livro
 
De A-Ha a U2: Os Bastidores Das Entrevistas do Mundo da Música, como o título sugere, reúne histórias dos bastidores de entrevistas que o jornalista e crítico musical Zeca Camargo realizou ao longo de sua carreira. Em 53 entrevistas, com alguns dos nomes mais importantes da música nacional e internacional, o leitor é introduzido no processo criativo de produção jornalística, acompanhando os bastidores, as aventuras e impressões do repórter. Zeca Camargo usa sua experiência em televisão para apresentar um texto coloquial e divertido. Amante e profundo conhecedor do pop, faz do livro um delicioso mergulho nesse universo, trazendo situações do cotidiano dos artistas que normalmente ficam distantes da relação com os fãs. Editora Globo. R$ 32.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.