Zezé Motta lança biografia, em São Paulo

Por - 20/11/05 às 10:04

FotoAgência

Neste domingo, 20, comemora-se o Dia da Consciência Negra. A celebração teve início devido a lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que incluiu o 20 de novembro no calendário escolar.

Diversos eventos estão acontecendo no Brasil inteiro, em comemoração ao dia. Um deles foi o lançamento das biografias de Zezé Motta e Jéferson De e O Caminho das Matriarcas, no sábado, dia 19. O evento aconteceu no Museu Afro-Brasil, em São Paulo.

O livro da atriz intitula-se Zezé Motta – Muito Prazer, por Rodrigo Murat. Essa obra e o Jéferson De – Dogma Feijoada, o Cinema Brasileiro fazem parte da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, coordenada pelo crítico e comentarista de cinema Rubens Ewald Filho.

A obra O Caminho das Matriarcas Jeje-Negô é um lançamento do selo Imprensa Social, vencedora do XXV Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luis (MA), com o prêmio Antonio Lopes.

Dia da Consciência Negra

A lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi morto numa emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.