Zorra Total mantém o formato em seu especial de Carnaval
Por Redação - 01/02/13 às 20:00
Para muitos, o Carnaval é sinônimo de diversão. E é justamente essa ideia que o Zorra Total, da Globo, pretende aproveitar. Para tornar o humorístico especial de Carnaval ainda mais engraçado, o programa mantém o formato habitual, mas ganha piadas e decoração temáticas. O metrô é caracterizado com balões e outros adereços. Os atores, além dos muitos figurantes, são fantasiados. Índio, odalisca, Emília (a boneca) e até uma fantasia de banana estão entre as muitas figuras que se espremem no vagão cenográfico.
"O Carnaval empresta toda sua alegria e energia ao 'Zorra' a cada ano, com sua vasta musicalidade e seu humor de folião. Para nós, é um especial tão importante quanto o de Natal", compara o diretor Eduardo de Miranda.
Se a ideia é contagiar o público com o clima de Carnaval, nada mais natural que os próprios atores estejam bem empolgados. Entre eles, o veterano José Santa Cruz, que interpreta o personagem Barbosa, se destaca. Nitidamente feliz pelo tema carnavalesco, ele concorda com a importância da data festiva e vai além.
"É claro que tem de manter esse clima de Carnaval, de alegria, porque o povo brasileiro sofre demais e precisa de tudo isso que a gente está fazendo. Eu faço isso com muito amor", declara.
Companheiro de cena de Santa Cruz, Renato Rabelo entende que a festa combina com o programa.
"O Brasil espera do 'Zorra' um programa alegre e, juntando com o Carnaval, acho que fica mais alegre ainda", opina.
A animação também aparece com Rodrigo Sant´anna na pele de Adelaide. Na história, ao lado da filha, Brit Sprit, de Isabelle Marques, a personagem do ator mantém o ritmo carnavalesco, entoando a marchinha Adelaide que Nunca Ficou Rica.
Mas os atores são minoria nas gravações do Zorra Total. Vários figurantes movimentam o set. Para passar a animação de um dia de Carnaval, muitos deles precisam pular e dançar. Mas com um detalhe: sem música. Tarefa complicada, mas necessária para passar um clima compatível com a festa.
"A turma em cena é grande mesmo. Mas procuramos trabalhar com um enfoque que equilibre essa participação coletiva. Os figurantes nos ajudam muito a contar nossas histórias junto com o elenco", conta Eduardo de Miranda.
Outro ponto que chama bastante atenção é o número elevado de comediantes. Conseguir orquestrar figurantes, elenco de apoio e tantos atores não parece um trabalho dos mais simples.
"O fato de atores e extras estarem trabalhando em esquetes tipicamente cômicas facilita a direção no sentido da nossa orientação em cena, o clima é sempre leve e positivo. Mas confesso que tem horas que domar dezenas de comediantes juntos pode ser divertidamente complicado", pondera Eduardo.
Para celebrar o momento importante, o Zorra Total apresenta uma novidade: a personagem Valéria, também interpretada por Rodrigo Sant´anna, estreia um quadro em seu apartamento. Lá, ela vai receber a visita de Janete, de Thalita Carauta, e de Pamela, uma drag queen surda, novo personagem do ator Marcos Veras. Tudo isso em clima de Carnaval. O que, para Rodrigo, traz a possibilidade de sair da rotina.
"Acho que uma época específica, seja Carnaval, seja páscoa, traz um universo que já existe no inconsciente coletivo. Então, a gente já pode brincar em cima de coisas que estão nessa vivência", acredita.
Rodrigo explica que, desta forma, o programa conta com temas que naturalmente não teria, e com isso, as opções de piadas são ampliadas.
Com tantas produções de comédia no momento, o Zorra Total luta para se manter firme com seu humor característico. O especial de Carnaval mantém o tom do programa para agradar uma boa fatia da audiência que já está acostumada com o semanário.
"O Zorra carrega bravamente a tradição desse show de humor nacional, se reinventando, e mantendo viva a história e essa alegria tão peculiar ao nosso povo", acredita Eduardo, que está satisfeito com o resultado obtido para o Carnaval.
"Fazer esse programa é um privilégio nico, conciliando esse novo humor que constantemente revelamos com o humor puro que sempre fez sorrir", afirma.
Gustavo Mendes integra elenco e vira redator do Zorra Total
Rodrigo Sant´Anna estende temporada teatral
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.