Cena polêmica de ‘A Viagem’ pode não ir ao ar na reprise. Saiba!
Por Raphael Araujo - 12/08/2025 - 08:15

Exibida atualmente no “Vale a Pena Ver de Novo”, a novela “A Viagem” pode ter uma sequência não mostrada. E justamente cenas que marcaram a trama original de 1994. A Globo avalia cortar a cena que mostra Ismael (Jonas Bloch) agredindo Estela (Lucinha Lins).
De acordo com o roteiro original, a confusão começa quando Patty (Viviane Pinheiro) conta para Estela que Bia (Fernanda Rodrigues) começou a fumar.
Confira o resumo dos capítulos de ‘A Viagem’
A mãe atribui a atitude da filha à má influência de Ismael e decide confrontar o ex-marido. Durante a conversa, ela ameaça contar para Bia a verdade sobre ele. Estela dá um tapa no rosto de Ismael, que revida com uma bofetada.
Surpresa e furiosa, ela pega um pedaço de madeira e grita: “Seu miserável! Eu acabo com você! Eu mato você!”. Em seguida, Bia entra em cena e ouve a mãe afirmar: “Esse canalha me bateu!”.
Ismael nega e tenta manipular a filha: “Que absurdo, Estela! Eu sequer encostei em você! A gente teve uma discussão, e ela pegou esse pau para bater em mim!”. Em seguida, insiste: “Meu amor, você sabe que eu jamais encostaria a mão em uma mulher! Especialmente na tua mãe, que você sabe que eu amo tanto!”.
Convencida pelo pai, Bia logo reage contra Estela: “Larga isso, mãe! Tá maluca!? O meu pai é um cavalheiro, você sabe disso! Eu acredito nele, tá?”. A personagem de Lucinha Lins sai decepcionada ao perceber que a filha tomou partido do ex-marido. As informações são do site Notícias da TV.
Possibilidade de corte da cena na Globo
Na exibição original, a cena foi ao ar sem qualquer menção a uma denúncia. Contudo, na época, o tema não recebia a mesma atenção que hoje, quando a Lei Maria da Penha garante proteção às mulheres e prevê punição para agressores.
Nos últimos anos, a Globo passou então a inserir avisos antes de produções antigas no Globoplay: “Esta obra reproduz comportamentos e costumes da época em que foi realizada”.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Assim, a emissora contextualiza certas atitudes, que eram aceitas nos anos 1990, mas não atualmente. Ainda não há confirmação se a sequência será exibida com aviso ou retirada da reprise, mas a cena segue sendo uma das mais marcantes e controversas da trama.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.

























