Aguinaldo Silva é aclamado por elenco de ‘Três Graças’: ‘Ícone’

Por - 26/09/2025 - 12:31

aguinaldo silvaFoto: TV Globo/João Miguel Júnior

Corruptos que prejudicam uma multidão de doentes em benefício próprio. A luta do bem contra o mal e a dúvida sobre até onde ir quando se precisa batalhar pela sobrevivência. Esses são os dilemas que movem a protagonista da próxima novela das 21h da Globo, ‘Três Graças’, de Aguinaldo Silva, que mistura drama, tragédia, romance, mistério e toques de humor, cujas gravações ocorrem neste mês na capital paulista.

‘Três Graças’ se torna um espelho da realidade do Brasil

Criador de histórias marcantes e personagens icônicos, como as vilãs Perpétua, de ‘Tieta’, Nazaré Tedesco, de ‘Senhora do Destino’, e Maria Regina, de ‘Suave Veneno’, e de mulheres fortes, como Tieta, da novela homônima, e Maria do Carmo, também de ‘Senhora do Destino’, e dos carismáticos Crô de ‘Fina Estampa’ e o comendador Zé Alfredo, de ‘Império’, entre muitos outros, Aguinaldo está de volta ao horário nobre da TV Globo após seis anos.

Realismo com diversão

Em coletiva de imprensa, na qual OFuxico esteve presente, o autor, seus parceiros, o diretor Luiz Henrique Rios e alguns dos atores, o escritor ressaltou um dos pontos forte da trama: “Mostra muito do que as pessoas passam, o que elas sofrem, o que elas vivem. Passa muito por cima da realidade, mas ainda é ficção”. O também autor Zé da Silva então completou: “Tem muito isso de vir coisa da realiade, mas virar entretenimento”.

Virgílio Silva, que completa o trio de escrita, falou: “O realismo fantástico do Aguinaldo mostra muito isso, muita gente que está na batalha, seja mocinho ou vilão. Mas sem romantizar também, que não há percalços, e a novela mostra essa realidade também”.

Três Graças: Romances prometem complexidade aos personagens

O diretor Luiz Henrique Rios logo comentou: “Novela é entretenimento, uma diversão para as pessoas. Mas não é a reaidade, e sim [parte] da realidade. O tom que estamos tentando imprimir nessa história é de uma verdade construída”.

Honra dos ‘vilões’ por Aguinaldo

Grazi Massafera, que vive a vilã Arminda, celebrou: “Está sendo uma honra estar nessa nOvela, ainda mais com o Luiz, um diretor muito humano, com o Aguinaldo que é um ícone, e essa parceria com o Murilo está sendo deliciosa. Os vilões tem muita comédia, e muita fantasia também”.

“[…] Estou indo para um momento diferente, mas epero que possa divertir o público. É difíil ser gente ruim, ela tem naturalidade de falar algo ruim de forma engraçada, uma coisa característica das novelas do Aguinaldo”, garantiu ela. Aliás, Grazi apontou: “Estamos numa época boa para fazer vilão, antes povo batia na rua, agora pessoal gosta deles. Ainda, tem o carisma do tetxos do Aguinaldo para os vilões”.

Murilo Benício, o vilão Feretti, completou em seguida: “Tá uma delícia, a gente se diverte bastante e vai se descobrindo além do texto. A novela permite descobrir coisas além, é muito interessante isso, ir além do que pode ser e do que está ali. A Arminda é uma personagem que o Brasil vai gostar, muito engraçada, solar”.

Aguinaldo Silva exalta as mulheres em ‘Três Graças’

Então, ele falou de viver outro antagonista: “[…] Tá uma delícia, vilão é meu 14º sgeuido, só tem me chamado para isso, mas nem fico nessa. Só quero entender os personagens, história, motivação. […] Novela é uma maratona, e voce consegue criar para divertir o público.

Então, ele também elogiou Aguinaldo: “Minha primeira novela foi com o Aguinaldo, e era uma maravilha, um univero muito próprio”. Alias, Luiz ressaltou que eles juntos chegaram a um sotaque próprio para o personagem.

Parcerias novas e antigas para Aguinaldo

Túlio Sterling, que acabou de concluir “no Rancho Fundo”, foi mais um a elogiar o autor: “Estava doido para voltar, gostei muito de fazer novela. É Muito gostosa a multiplicidade de atenção, pois tem os blocs que chegam, os que vamos estudar e o que está no ar. E o Aguinaldo gera essa curiosidade e eletricidade de saber o que vai acontecer”.

“[…] O José Maria é um médico de classe média alta, mas com um trabalho voluntário na Chacrinha favela da obra]. É interessante vê-lo entrando nessa trama e quero saber como ele vai se posicionar. Tento me aproximar muito do meu personagem, e já que não vou estudar Medicina, tento ver esse lado da escuta, de entender o outro, algo que também é muito do ator, dar essa vida”, completou posteriormente.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Fernanda Vasconcellos, afastada das novelas, só retornou pela equipe criativa: “Voltei, primeiro, pela minha grande admiração pelo Aguinaldo. Cada fala é uma expressão dos personagens, e é um prato cheio para um ator trabalhar e desenvovler seu papel e ofício”.

“Segundo, foi pelo Luiz, que me ajuda a regatar o melhor de mim como atriz, a buscar meu melhor trabalho. Diretor muito competente, delicado, e fico com um sorriso de orelha a orelha ao vê-lo no set. Essa junção me trouxe para a novela”, revelou a atriz, em síntese.

Equipe de sucesso

Carla Marins concordou com a colega: Faço minhas as palavras as da Fernanda. Tenho parceria de longa data com Aguinaldo: ‘Porto dos Milagres’, ‘Pedra sob Pedra’, e mais uma que esqueci. Amo trabalhar com o Aguinaldo porque, apesar da trama central de abandono parental e gravidez precoce, ele dá epaço para outras tramas e núcleos brilharem. Tenho essa lembrança ele”.

“Está uma coisa muito gostosa de gravar, além da genersidade do Luiz Henrique Rios com nossas duvidas. Com essa junção dos outros Silvas, a novela deve bombar. […] ela quer fazer parte da elite, mas ela é da classe trabalhadora. Ela tem orgulho do filho médico, mas não deve gostar dele fazer trabalho voluntário”, avaliou a atriz.

“Acho interessante essa personalidade dela de querer fazer parte da elite sem ter capital para isso. Também acho interessante a diferença do Aguinaldo para outros realismos fantásticos. […] Em mim os textos dele reverberam mais forte”, completou ela, por fim.

Tags: ,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.