Cabocla: relembre a história e os dramas da novela!

Por - 27/08/24 às 11:37

CaboclaRelembre a história de "Cabocla" (Reprodução/Globo)

A Globo iniciou a reexibição da novela “Cabocla”, versão de 2004, que estreou nesta segunda-feira, 26, às 14h45, no horário chamado Edição Especial. A trama, que substitui “Cheias de Charme”, resgata uma das obras mais memoráveis da teledramaturgia brasileira.

No Rancho Fundo: Quinota se transforma em Zefa na sua nova fase

Baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto, a novela foi adaptada por Benedito Ruy Barbosa e escrita em parceria com suas filhas, Edmara Barbosa e Edilene Barbosa. Exibida originalmente na faixa das 18h, a novela marca a terceira adaptação da obra para a televisão. A primeira versão, de 1959, foi transmitida pela TV Tupi, e em 1979, a Globo produziu a segunda adaptação.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Triângulo da novela
Triângulo da novela formado por Malvino Salvador, Vanessa Giácomo e Daniel Oliveira (Foto: Reprodução/Globo)

Amor e conflitos!

O enredo de Cabocla envolve o amor entre Zuca (Vanessa Giácomo), e Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira). Ambientada em 1918, a novela retrata as complexidades do Brasil rural, explorando as diferenças de classe e os desafios políticos da época.

Além do romance central, a trama inclui as tensões entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos), e Justino (Mauro Mendonça), que representam o poder local e suas disputas.

Mariana Ximenes conta tudo sobre sua nova vilã: Ísis de “Mania de Você”!

A relação entre Belinha (Regiane Alves), filha de Boanerges, e Neco (Danton Mello), filho de Justino, adiciona uma camada extra de complexidade à história. As famílias rivais são um espelho das dificuldades enfrentadas por Zuca e Luís Jerônimo, ampliando os conflitos além do âmbito pessoal.

Cabocla
Cabocla: casal marca outra rivalidade como “Romeu e Julieta” (Foto:Reprodução/Globo)

Sempre um sucesso!

A versão de 2004 de “Cabocla” teve uma das melhores audiências da faixa das 18h na década. O primeiro capítulo registrou 40 pontos de audiência, e o último alcançou uma média de 42 pontos, com pico de 49. A média geral da novela foi de 34,1 pontos, destacando-se no horário e superada apenas por outras duas produções da época, “Alma Gêmea” e “Chocolate com Pimenta”, ambas de Walcyr Carrasco.

Renascer: Eliana e Buba tem confronto. Quem acaba humilhada? Saiba tudo!

A exibição da novela não apenas resgata um clássico, mas também celebra a estreia de Vanessa Giácomo como protagonista, um marco importante na carreira da atriz. Cabocla foi a produção que trouxe reconhecimento a ela, que até então desempenhava papéis de menor destaque na emissora.

Cabocla
Relembre a história de “Cabocla” (Reprodução/Globo)

Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha