Cara & Coroa retorna ao Viva, para delírio dos noveleiros. Conheça a trama!

Por - 13/08/24 às 08:34

Novela Cara e Coroa - Christiane TorloniChristiane Torloni protagoniza a trama - Foto: Globo

O canal Viva surpreendeu os fãs de novelas ao anunciar a reprise de “Cara & Coroa”, uma trama que deixou saudade desde sua exibição original em 1995. A novela substituirá “Andando nas Nuvens” a partir do dia 9 de setembro, às 13h.

Relembre novelas que bombaram nos anos 90

Desde a época da extinta – e saudosa! – rede social o Orkut, noveleiros lamentavam a ausência dessa obra de Antônio Calmon nas telinhas, reivindicando sua volta. O anúncio, contudo, gerou grande euforia entre internautas, com seguidores celebrando a decisão.

“Vencemos tanto nação noveleira!”; “Vou demorar uma semana para processar essa notícia”; “Não achei que estaria vivo para ver essa reprise”, disseram fãs.

A trama de ‘Cara & Coroa’

“Cara & Coroa” conquistou o público com sua narrativa envolvente, centrada no contraste entre duas mulheres fisicamente idênticas, mas com personalidades completamente diferentes.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Fernanda, interpretada por Christiane Torloni, abandonou seu noivo na porta da igreja para casar-se com Miguel (Victor Fasano). No entanto, após o nascimento de seu filho, Fernanda deixou o novo marido e fugiu com seu irmão, Mauro (Miguel Falabella).

Ao descobrir a traição de Mauro com Heloisa, interpretada por Maitê Proença, Fernanda tentou matá-lo, mas acabou vitimando outra pessoa e terminou presa, recebendo uma pena de 13 anos.

Por outro lado, Vitória, (Torloni), cresceu em um orfanato e, após se envolver em um assalto do qual era inocente, acabou condenada. As duas sósias, Fernanda e Vivi, tiveram uma convivência curta na prisão. Antes de ser libertada, Fernanda sofreu um derrame. Desse modo, os vilões Mauro e Heloisa tramaram um plano para substituir Fernanda por Vivi, visando obter dinheiro da família.

Inovações técnicas na produção

A novela foi pioneira no uso de tecnologias como o chromakey e o memory-head para criar as cenas em que Fernanda e Vivi, ambas interpretadas por Torloni, interagiam.

O chromakey permitiu inserir uma imagem sobre outra, enquanto o memory-head registrou movimentos de câmera repetidos com precisão.

Essas inovações garantiram o sucesso das cenas de encontro entre as sósias, um recurso também usado em “Mulheres de Areia” (1993), com Glória Pires interpretando as gêmeas Ruth e Raquel.

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino