Críticas a Jade Picon: ‘Sociedade é acostumada a julgar’, diz psicóloga
Por Luigi Civalli - 22/10/22 às 14:00
Há quase duas semanas, a novela Travessia estreou no horário nobre da TV Globo, após o sucesso de Pantanal. Além de uma nova trama, que ainda está engrenando, algo que chamou a atenção foi a estreia de Jade Picon como atriz, interpretando Chiara, que vive par romântico com Ari, personagem de Chay Suede.
E, como se trata de uma estreia, ainda mais diante da polêmica em torno sua escalação para a trama, já que precisou de um DRT provisório para atuar, Jade Picon foi alvo de críticas e um verdadeiro ataque por parte dos internautas e até a imprensa especializada.
É fato que Jade Picon ainda está iniciando, onde ela mesma diz “estar realizando um sonho”, mas todo esse ataque é justo? A psicóloga Andrea Puglisi (CRP 06/47071) conversou com o OFuxico e relatou que a aspirante à atriz tem que estar preparada para tudo isso que está acontecendo.
Leia+: Travessia: Chiara e Ari ganham shipper e público elogia cenas do casal
“A partir do momento que decidimos enfrentar um novo desafio em nossa carreira profissional, não necessariamente estaremos 100% preparados para tal função. O não estar preparado, não ter toda a competência adequada, pode ocasionar momentos de grandes inseguranças, medos, receios e até impactos da própria imagem de sua marca pessoal e do seu posicionamento perante ao mercado. Nessa fase é recomendável o apoio de um profissional especializado para ajudá-lo nessa transição. A marca pessoal é fundamental nesse momento. Quando a marca é você, tem-se o mesmo desafio de gerar “impressões” no público desejado”, afirmou.
Puglisi ainda afirma que, ao assumir o risco da mudança, ela tem que estar preparada para o que isso pode causar em sua vida.
“Ela precisar estar ciente de todos os riscos que podem acontecer durante toda a sua atuação. Às vezes, o convite é aceito por apenas realizar um sonho, sem medir os impactos que podem causar. Como recomendação, antes de assumir qualquer mudança de carreira reflita com algumas perguntas abaixo: ‘Como você se descreve? Pelo que você é conhecido? Qual é a sua reputação? Você tem uma marca pessoal? Ela reflete quem você é? De que maneiras você agrega valor?'”.
Ao longo destas quase duas semanas, a atuação de Jade Picon como Chiara vem dividindo opiniões, recebendo algumas críticas até pesadas. Andrea Puglisi acredita que isso pode prejudicar a saúde mental e revela alguns “atalhos” que podem ajudar a se manter 100%.
Leia+: Jade Picon é boa atriz? Veja os prós e contras da Chiara, de ‘Travessia’
“Um dos principais pontos que ressalto aqui é estar preparado e ciente de que críticas surgirão até mesmo pela falta de experiência na nova função. Nossa sociedade, infelizmente, está muito acostumada a julgar a todos a qualquer momento. E para preservar sua saúde emocional, é muito importante fazer o exercício diário da eliminação das suas próprias críticas internas, ou seja, sempre que for criticar alguém ou que você seja criticado, pare e reflita, pois isso não trará benefício algum para ambos os lados. Você deixando de ser crítico consigo mesmo, os outros minimizarão as críticas e desta forma você não será muito afetado emocionalmente. Outro ponto é usar, a todo momento, a crítica a seu favor. Reflita e sempre faça a pergunta para você mesmo: o que, de fato, esta crítica e/ou julgamento tem de verdade sobre mim?”, disse.
Puglisi ainda alerta que o principal ponto é não reagir no famoso “olho por olho, dente por dente”, e que isso já ajudaria, e muito, a não ter a saúde mental afetada.
“Por fim toda vez que for criticada, evite agir da mesma maneira e use isso de forma a perdoar a pessoa que fez o julgamento, isso fará uma diferença gigantesca para o seu bem estar emocional”, finalizou.
JADE PICON JÁ SE DEFENDEU
Antes mesmo da estreia, a ex-BBB não citou o assunto, mas fez um desabafo sobre as críticas que já estava recebendo e deixou claro que não vai se importar com isso.
Leia+: Travessia: Jade Picon entrega detalhe de seu teste na Globo
“A real é que podem falar o que for de mim que eu vou continuar vivendo minha vida e fazendo as coisas que eu amo. alinhada com o meu propósito e bem comigo mesma. no final do dia é isso que importa”, disse.
“E é exatamente esse meu bem-estar e consciência que tira a galera do sério”, completou.
Jade Picon também foi às redes sociais responder a uma provocação afiada feita mais cedo por Mel Maia, que detonou a atuação da ex-BBB em “Travessia”, atual novela das nove da TV Globo. A atriz viu uma publicação no TikTok e deixou um comentário polêmico sobre o que pensa do sotaque e da atuação de intérprete de Chiara. “Desejo tudo de bom pra ela! Mas só quem entende de atuação de verdade vê que… né?”.
Leia+: Jade Picon desembolsa quase R$ 20 mil para presentear o pai
Jade, que não é de levar desaforo para casa, foi elegante ao responder a polêmica. “Queria que vocês soubessem que eu estou aprendendo e que vocês nunca vão me ver publicamente desvalorizando o esforço de outra mulher”, escreveu.
Nas redes, o barulho já tinha sido intenso. Uma internauta defendeu Jade e disse: “Mel Maia poderia ter se tornado uma das maiores atriz da atualidade pelo simples fato de ter crescido na mídia, mas desperdiçou tudo com TikTokers e homens de 35 anos. Se a Jade tá se esforçando e ganhando destaque, é merecido. Mel invejosa”.
Com a resposta de Jade, o barulho ganhou ainda mais força e as opiniões ficaram divididas. “Mas é exatamente isso que o povo tá criticando, amor, se você tá aprendendo, não deveria estar na Globo, deveria dar oportunidade para pessoas que já são formadas e especializadas nisso. Mas eu não tenho nada contra você, só acho que atuar não é pra qualquer uma”, escreveu uma moça.
OS PRÓS E CONTRA DE JADE PICON EM TRAVESSIA
Com duas semanas no ar, “Travessia” conquistou o público e a atuação de Jade Picon, a grande expectativa, divide opiniões. Elogiada pelos colegas de elenco, a ex-BBB tem sido também alvo de críticas de colegas de sua nova profissão, como Mel Maia e de alguns internautas, irritados principalmente, com o sotaque da personagem.
A reportagem de OFuxico conversou com Eduardo Milewicz, preparador de elenco da novela e autor do livro “Quando acende a câmera”. Ele contou um pouco de como foi seu trabalho com a iniciante. E ressaltou que não houve tratamento diferenciado,
“Jade, assim como a maioria do elenco, tive um processo de oito semanas de preparação, uma parte comigo e outra com outros profissionais. Uma preparação tem: uma leitura com diretor e roteirista, oficinas com conteúdo específico da novela (tecnologia, cotidiano, etc.), aulas de voz, trabalho com fonoaudiólogos, aulas de corpo, aulas de dança, trabalhos expressivos e improvisos com câmera. É uma agenda bem nutrida durante oito semanas”, detalhou.
O preparador enfatizou ainda que a ex-BBB, como ela mesma tem reforça do se destaca pelo foco e a dedicação.
Ela trabalha duro e tem uma disciplina quase de atleta”.
Segundo Eduardo Milewicz, Jade Picon é sim uma estrela: “Ela tem tudo para brilhar em ‘Travessia’. Ela interpreta uma personagem com conflitos e desejos. Há um roteiro muito inteligente, um diretor talentoso e um elenco afinado. Ela e todos estão fazendo um ótimo trabalho!”.
JADE SENDO JADE E TÁ TUDO BEM
Nos próximos capítulos, Chiara vai lançar uma linha de maquiagem. Mas um pouco de Jade sendo Jade, e tá tudo bem! A artista disse à reportagem de OFuxico que, por enquanto não se falou em linha de roupas, o que ela tem fora da ficção.
“É muito legal ver todo o processo, já que é a primeira vez que estou passando por isso. É sim objetivo nosso lançar tendências, até porque é muito bacana com a força de uma novela, a exposição que traz. Já tem algumas coisas em testes, estamos explorando várias áreas”, disse.
TEM QUE RALAR!
Drica Moraes, que vive a Núbia, foi uma das raras pessoas do elenco que não se rendeu de imediato: “Sou um dinossauro já. Na minha época, tinha que fazer teatro, ter experiência de palco. Hoje os tempos são outros, não dá para ver com tanto preconceito, as pessoas podem nascer um grande talento vindo de um meio digital”, disse ela.
A veterana, contudo, não escondeu que tem restrições: “A pessoa vai ter que ralar. Não vai poder fugir disso”, afirmou se referindo à Jade.
Humberto Martins, por sua vez, se rasga em elogios à sua filha da ficção: “Ela é boa, inteligente, tem talento, é uma menina bacana. Ela pode! Ninguém ia fazer uma escolha e causar uma situação constrangedora para a pessoa, a empresa ou o projeto. É claro que viram nela potencial”, disse o ator.
Humberto, que vive o empresário Guerra, pai de Chiara na trama de Glória Perez, afirmou que não vê problemas em ex-BBBs ingressarem na carreira artística: “Antigamente eram os modelos de comercial que faziam isso”, disse, citando Victor Fasano e ele mesmo, que migraram dos ensaios de moda para as novelas, como exemplos.
GRAZI E CHAY PASSARAM POR SITUAÇÃO SEMELHANTE
Jade Picon a pele de Chiara, já teve nuances de drama, comédia e de “Jade sendo Jade”. Um de seus “traumas”, a dança chegou a ser questionada por internautas em cenas e que a filha de Guerra (Hmberto Martins) prece na balada.
Quando passou pelo “BBB22”, Jade comentou sobre seu verdadeiro pavor de dançar. E isso acontece porque, no passado, a jovem foi alvo de hater pesado na web por dançar e não atender às expectativas de seus seguidores. Traumatizada ou não, há de se considerar que “ela não deita” e, seja como for, está dando conta do que lhe foi proposto com as condições que tem.
Grazi Massafera, em conversa com a reportagem de OFuxico, destacou que passou poucas e boas em seu início, mas as redes socais, na época, eram muito menos influentes. Chay Suede, idem. O Ari da trama teve até mais “observações do que Jade. A jovem empresária chegou a fazer teste. Ele, nem isso. Migrou de um reality show de música no SBT direto para a teledramaturgia, e “Rebelde”, na Band.
O fato é que tanto Grazi quanto Chay “deram a cara à tapa” e estão aí, brilhando num caminho promissor que Jade Picon tem de tudo para trilhar. Disposição pra isso, não lhe falta, mesmo que a paulista precise de amparo de terapeuta para lidar com a pressão.
“Se tem uma coisa que me faz bem é terapia. E eu conto tudo, tudo, tudo! Faço desde os 15 anos e me ajudou e ajuda até hoje a lidar com a questão da exposição, internet, principalmente agora, mas também com problemas familiares, relacionamentos, problemas internos da vida sobre pensamentos”, disse Jade.
“Tem sessão que eu nem falo nada do que aconteceu, fico falando sobre pensamentos. É muito gostoso ter um espaço com um profissional para poder se abrir e sentir que você está em um lugar seguro… Eu amo muito terapia e sou super a favor de se abrir e ter a ajuda de um profissional”, afirmou a jovem de 21 anos.
Ela ainda reforçou: “Uma coisa que acho super legal é porque tem coisas que, você pensando sozinha ou contando para um amigo, você não vai perceber… e tem certos comentários certeiros que você fala ‘meu Deus então é esse o motivo’. Pequenos estímulos que fazem você enxergar melhor”, destacou.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais