Abel aparece no Natal dos Boaz em ‘Dona de Mim’

Por - 22/12/2025 - 07:03

Dona de Mim - Família BoazFamília Boaz - Foto: Globo

A novela “Dona de Mim” prepara uma escolha pouco óbvia para o capítulo exibido no Natal e aposta em diversidade cultural para marcar a data. Em vez das tradicionais cenas natalinas cristãs, a trama das sete da Globo levará ao ar a celebração do Hanukkah, uma festividade judaica ainda pouco conhecida por grande parte do público brasileiro.

Leona parte pra cima de Vivian

A sequência promete emoção, memória afetiva e encontros familiares carregados de significado.

A decisão dialoga diretamente com a linha narrativa adotada nas últimas semanas. A novela avançou no tempo e mostrou rapidamente personagens em cenas de Natal e Ano-Novo.

Com isso, a história passou a se situar cerca de um ano à frente, o que afastou a necessidade de explorar novamente datas cristãs tradicionais. Ainda assim, a produção reservou um espaço simbólico para uma celebração especial, ligada à identidade da família Boaz.

Festa das Luzes entra na trama

As cenas do Hanukkah estão previstas para o capítulo da próxima quinta-feira, 25 de Dezembro, e terão como núcleo central a família Boaz. A celebração, também chamada de “Festa das Luzes”, marca oito dias de rituais que relembram a vitória dos macabeus sobre a dominação grega selêucida, no século 2 antes de Cristo, além da rededicação do Segundo Templo, em Jerusalém.

Na tradição, a menorá — ou Hanukkiah — recebe uma vela acesa a cada noite. O gesto simboliza o milagre do azeite, que deveria durar apenas um dia, mas permaneceu aceso por oito. Além disso, a data envolve troca de presentes e pratos preparados com alimentos fritos em azeite, reforçando o simbolismo da luz e da resistência.

Na novela, Sofia (Elis Cabral) decide retornar à mansão da família para ajudar Rosa (Suely Franco) nos preparativos. Aos poucos, a casa se enche novamente. Estarão presentes todos os membros da família Boaz, além dos agregados, como Breno (Gabriel Sanches), Caco (Pedro Alves) e Filipa (Cláudia Abreu).

Memória, ausência e emoção

Apesar do clima de reunião, a ausência de Abel (Tony Ramos) atravessará a celebração. Em um momento de confusão mental, Rosa perguntará pelo filho mais velho e se entristecerá ao saber que ele não estará presente. A sequência ganhará força emocional quando Sofia acolher a avó e ajudar a transformar a dor em lembrança afetuosa.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

A noite seguirá com união, respeito e harmonia, em uma homenagem silenciosa ao patriarca da família. Enquanto isso, Jaques (Marcello Novaes) permanecerá distante. Foragido da polícia, o vilão seguirá longe da mansão, sem espaço nem relevância no encontro que valoriza memória, identidade e pertencimento.

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino