Elis Cabral brilhou como Sofia em “Dona de Mim” e encantou o Brasil
Por Esther Rocha - 09/01/2026 - 10:07

A novela “Dona de Mim” se despede do público nesta sexta-feira, 9/12, e junto com ela, a personagem Sofia, interpretada por Elis Cabral, de apenas sete anos, sairá do ar deixando saudade e conquistando um lugar na memória dos telespectadores. Estreando na televisão, a pequena atriz moradora de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, viveu um dos papéis centrais da trama escrita por Rosane Svartman. Elis surpreendeu ao conquistar o papel de protagonista logo no primeiro teste na TV Globo.
Para ela, gravar foi pura diversão. “É uma grande brincadeira!”, afirmou em entrevista ao Gshow. A atriz revelou que não usava maquiagem, apenas ajeitava os cabelos e passava um batom. Com uma memória afiada, contou que bastava ler o texto uma vez para memorizar suas falas. Filha única de Nilmar Figueiredo e Vanessa Mendes, Elis sempre demonstrou interesse por atuação. Seus pais, sem ligação com o meio artístico, decidiram colocá-la em aulas de teatro após recomendação de uma psicóloga. O talento da menina logo se destacou.

Aqui uma lista de alguns momentos marcantes vividos por sua personagem Sofia, na novela. É impossível listar todas!
Cenas com Abel foram marcadas pela poesia
Um dos momentos mais tocantes da novela aconteceu durante o incêndio na Boaz, provocado por Jaques (Marcello Novaes). Sofia ficou presa no local e recebeu a visita do espírito de Abel (Tony Ramos), seu pai adotivo. “Meu amor, toda vez que você sentir saudades, ou tiver medo, toca seu coração. Eu e o dedal da coragem vamos estar com você pra sempre!”, disse Abel, confortando a menina antes do resgate feito por Leo (Clara Moneke) e Samuel (Juan Paiva).
Em outro momento comovente, exibido no penúltimo capítulos Sofia encantou ao acalmar Leo momentos antes do desfile da Boaz. “Papai Abel me ensinou um truque. Toda coragem que você precisa tá aqui dentro, só tem que sentir.”
Assim como a Fênix! Abel vai ajudar a Sofia a sair ilesa 🙏 #DonaDeMim pic.twitter.com/KSIyiIAqvY
— TV Globo 📺 (@tvglobo) January 8, 2026
Cenas leves e divertidas
Elis também viveu momentos leves e cheios de alegria em cena. A atriz elegeu como sua favorita a sequência do “dia do sim”, em que pôde maquiar sua avó Bubbe (Suely Franco), tia Clara (Clara Moneke) e tio Juan (Juan Paiva). “Foi muito legal! Eu amei!”, comentou ao Gshow. A cena conquistou o público com o carisma espontâneo da menina.
Além disso, incentivou a avó a gravar suas receitas e postar nas redes sociais, criando o fictício e querido “Receitas da Vovó Bubbe”, que fez sucesso entre os telespectadores.
Cenas de ação e suspense
Sofia protagonizou diversas cenas de ação. Além do incêndio, ela enfrentou situações de perigo, mostrando coragem e sendo salva por aqueles que a amavam. A união familiar se destacou mesmo nos momentos mais caóticos, como quando o pai espiritual surgiu para guiá-la.
L7nnon fala de “Dona de Mim” e futuro na TV
Cenas trágicas e de superação
A pequena atriz emocionou em momentos de forte carga dramática. Em uma das cenas mais marcantes, após ser levada pela mãe biológica, Ellen (Camila Pitanga), Sofia chorou e disse que queria voltar para casa, mesmo sem a mãe. As duas se abraçaram, e a emoção tomou conta da tela. Elis revelou que usou a lembrança de uma amiga de infância que faleceu para dar verdade às cenas de choro.

Descobertas e reviravoltas
Durante a novela, Sofia descobriu que Vanderson (Armando Babaioff) era seu pai biológico, fato confirmado por Jaques. A revelação trouxe tensão e reviravoltas, exigindo maturidade de Elis para lidar com o drama do enredo. A relação com Ellen (Camila Pitanga), sua mãe de sangue, mostrou o vínculo intenso entre mãe e filha.
Veja como foi a festa de lançamento de ‘Coração Acelerado’
Laços profundos com o elenco
Sofia desenvolveu uma amizade com Igor (Theo Matos), afilhado” de Hudson (Emilio Dantas), em uma sequência tocante. Enquanto Ellen apresentava Hudson à família Boaz, Sofia e Igor brincavam e se entendiam com naturalidade.
Outro momento mágico veio quando a personagem sonhou acordada com um casamento de conto de fadas para Leo e Samuel. Na imaginação de Sofia, um portal permitiria a visita de Abel sempre que ela quisesse. A cena simbolizou a força da imaginação infantil e a conexão emocional entre pai e filha.
Naturalidade e carisma em cena
Sofia também surpreendeu ao reagir com firmeza ao ver Jaques beijando Felipe (Claudia Abreu): “LARGA ELA!!!!!!! SAI SAI!!!!!!!!!!!!!”, gritou a menina. “VOCÊ É NAMORADA DO PAPAI!!!!!!!!!!”, protestou. A entrega de Elis chamou atenção pelo realismo e naturalidade.
Estreia com destaque
A jornada de Elis Cabral em “Dona de Mim” apresentou ao público uma atriz mirim segura, carismática e talentosa. Com um currículo que começa grande, ela se despediu da novela carregando no olhar o brilho de quem viveu intensamente cada cena.
E do lado de cá, já estamos sonhando com a volta de Elis Cabral para a tela da tv. O Furacãozinho nos encantou e queremos mais!
Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.

























